História
O Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGSP-UFMG), vinculado ao Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, foi criado em 1993 como programa de mestrado em Epidemiologia. A primeira defesa de dissertação ocorreu em outubro de 1995, e em 2001, o Programa passou a oferecer formação em nível de doutorado, sendo a primeira defesa de tese realizada em junho de 2004. Em 2011, uma nova estruturação delineou a formação em nível de Doutorado em Saúde Pública e Mestrado em Saúde Pública, estruturado em duas áreas de concentração: Epidemiologia e Saúde Pública.
Atualmente conta com seis linhas de pesquisa coerentes com as áreas de concentração: Avaliação em Saúde e Serviços de Saúde; Condições de Trabalho e Saúde; Economia da Saúde e Gestão de Sistemas de Saúde; Epidemiologia das Doenças e Agravos Não- transmissíveis; Epidemiologia da Saúde do Idoso; Saúde Urbana. Atualmente essas linhas são apoiadas por pesquisa, que elaboram e conduzem projetos de pesquisa, estabelecem redes de colaboração e polarizam bolsistas de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de egressos da pós-graduação, representando uma perspectiva real e importante de formação continuada nas respectivas linhas de pesquisas e estabilidade nas colaborações.
O PPGSP-UFMG destaca-se, em todo seu histórico de 30 anos, pela formação de pesquisadores e docentes que desempenham papel importante no desenvolvimento e consolidação do campo da saúde coletiva no Brasil e, especialmente, no Estado de Minas Gerais. A contribuição científica relevante e diversificada está em consonância com os principais problemas de saúde do país e com seus determinantes econômicos, sociais, culturais e biológicos. A produção acumulada tem se pautado, sobretudo, pelo compromisso em fornecer evidências embasadas para subsidiar políticas públicas de saúde e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Programa tem contribuído para a formação de pesquisadores e docentes que têm desempenhado papel importante na nucleação de outros cursos de pós-graduação e grupos de pesquisa, destacando-se também a inserção dos egressos na docência em diversas universidades do país, representação em agências de fomento e participação em organizações governamentais em nível nacional, estadual e municipal. O PPGSP-UFMG mantém cooperação acadêmica e científica com instituições nacionais e internacionais, o que tem contribuído para o enriquecimento das investigações e da produção científica do Programa.
Em junho de 2024, o PPGSP-UFMG comemorou a conclusão de 354 dissertações de mestrado, 141 teses de doutorado e 14 residências pós-doutorais. O programa conta com a participação de 26 docentes com experiência consolidada em pesquisa e reconhecimento no cenário nacional e internacional. Atualmente, o PPGSP-UFMG possui 47 alunos de doutorado, 35 de mestrado e 10 residentes pós-doutorais.
Desde sua criação, o PPGSP-UFMG alcançou um nível significativo de maturidade e desempenho. Desde 2010, é avaliado como um programa de excelência pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), recebendo inicialmente a nota 6. Em 2022, o programa atingiu a nota máxima, 7, destacando-se como um dos melhores do país e alcançando reconhecimento de padrão internacional de qualidade.
Veja o vídeo institucional comemorativo dos 30 anos do PPGSP-UFMG: