Disciplina História da Medicina completa 46 anos desde sua primeira aula

Pensada como disciplina optativa, o curso visa trazer um pouco da história abordando temas diversos em cada aula

12 de abril de 2024 - , , , ,

Exposição do museu do Centro de Memórias da Faculdade de Medicina da UFMG – Foto: Arquivo / Faculdade de Medicina da UFMG

A Disciplina História da Medicina, desenvolvida pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), completa 46 anos desde sua primeira aula. Durante a década de 1970 aconteceu a implantação da reforma curricular, e a disciplina foi criada em 1978, pelo professor João Amilcar Salgado, do Departamento de Clínica Médica, na época coordenador do Cememor.

Idealizada como disciplina optativa, o curso oferece 15 aulas por semestre, sempre às sextas-feiras e é aberta ao público, não apenas para os estudantes da Medicina, mas para quem tiver curiosidade em saber mais sobre a história. Variando entre 30 e 40 participantes, o coordenador do Cememor, professor Luciano Amedee Peret Filho afirma que “as aulas são dadas não só professores da Faculdade, mas também por aqueles que tem algo a contribuir para a história da medicina”.

Seu principal objetivo é preservar a memória da medicina, principalmente ligada à Universidade e ao estado de Minas Gerais. De acordo com a historiadora do Centro de Memória, Ethel Mizrahy, as aulas da disciplina são importantes para que aos alunos conheçam o passado e mudem o futuro.

“Eu acredito que eles têm que conhecer o passado, que as coisas mudaram e vão continuar mudando para perceber esse fluxo. A gente está sempre aprendendo, a medicina é uma ciência que leva em consideração as coisas mais atuais, mas muita coisa se repete também, com um pouquinho de modificação”, garante.

Já o professor Luciano afirma que as aulas também podem ser um convite para que a comunidade, principalmente os alunos, conheçam mais sobre o Cememor. “E é mais um convite para os alunos entrarem no museu, conhecer o museu, conhecer o acervo, porque tem semestre que o trabalho final é sobre o documento, é o material do acervo”, pontua.

Biblioteca Cememor – Foto: Arquivo / Faculdade de Medicina da UFMG

Os temas das aulas são escolhidos pelos próprios professores convidados, e são variados assuntos que são relacionados com a medicina e a história de forma que os alunos e os convidados aprendam sem que seja entediante.  “Tem gente que dá aula sobre o aspecto científico, ilustração científica, história da capoeira, tudo ligado à saúde ou à medicina. Esse semestre, por exemplo, nós vamos ter uma aula sobre participação de ex-alunos e professores na história do futebol mineiro”, comenta Ethel.

Cememor

O Centro de Memória é dedicado à investigação da História da Medicina em geral e do desenvolvimento da ciência principalmente em Minas Gerais, com foco na trajetória da Faculdade de Medicina da UFMG desde sua fundação, em 1911.

Foto: Arquivo / Faculdade de Medicina da UFMG

Seu acervo conta com inúmeros elementos que demonstram o desenvolvimento do campo, como obras de arte, livros raros, revistas e jornais antigos especializados em saúde, instrumentos cirúrgicos, equipamentos médicos, fotografias, louças, flâmulas, etc. que ilustram a trajetória das ciências médicas e de seus personagens ilustres. Seu acervo é estimado em cerca de 100 mil itens. O Centro está localizado no andar térreo da Faculdade e está aberto ao público de segunda à sexta, de 8:00 às 17:00.

Atualmente o espaço está passando por reformas, mas está sempre aberto para receber doações e renovar as exposições presentes no museu.