Eixo 6: Tecnologia e inovação a serviço da Saúde

Saiba mais sobre a programação do Eixo 6 do 3º Congresso Nacional da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG.


26 de agosto de 2014


TecnologiaA programação do eixo será marcada por apresentações sobre as tecnologias aplicadas ao ensino, educação continuada e suporte assistencial à distância, com base em experiências já realizadas na UFMG e em outras universidades, brasileiras e estrangeiras. Serão debatidos temas como o emprego da inteligência artificial no cuidado em Saúde, o uso das inovações tecnológicas no atendimento de Saúde, além da relação médico – paciente na contemporaneidade. São 23 convidados nacionais e internacionais, especialistas das mais diversas áreas do conhecimento.

As atividades terão início com a mesa “E-saúde -Telessaúde realidade e futuro na prática assitencial”, presidida pelo professor Paulo Roberto Savassi Rocha, na qual serão discutidas experiências em telessaúde por profissionais da UFMG e da USP. O destaque do dia será a conferência de Diogo Ayres, professor da Universidade do Porto, sobre “O uso da tecnologia em benefício de uma obstetrícia de excelência”, acompanhado da coordenadora do eixo e professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade, Zilma Reis. Ainda no mesmo dia, acontecerão mesas-redondas para discutir o uso de ambientes de simulação no ensino da Saúde e debater experiências dos usos de tecnologias na área.

Para o segundo dia estão programadas discussões sobre o desenvolvimento de biopróteses, a realidade virtual aplicada à Saúde e os desafios do uso do prontuário eletrônico. A relação entre médicos e pacientes será colocada em pauta em uma conferência presidida pelo professor Emérito da UFMG Roberto Assis Ferreira. Estão previstos, também, debates sobre infodemiologia no combate à dengue e análise espacial de crimes em Belo Horizonte.

A programação será encerrada com uma mesa de discussão sobre o uso equilibrado das inovações tecnológicas no cuidado em Saúde, moderada pelo professor Antônio Carlos Vieira. Na ocasião a médica brasileira Regina Ungerer, que trabalha na Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra, apresentará a plataforma coordenada por ela na OMS, o ePOTUGUESe, rede de informação em Saúde em apoio ao desenvolvimento de recursos nos países de língua portuguesa.

A coordenadora do eixo, Zilma Reis destaca que “o desenvolvimento de novas tecnologias vem, de maneira paralela à evolução cientifica, revolucionando a maneira de se cuidar do individuo e até de populações inteiras. Por outro lado não substituem a interação entre o individuo e seus cuidadores”. Segundo ela, “as tecnologias de informação e comunicação são grandes aliadas neste processo, facilitando, otimizando e reduzindo dificuldades.”​

Congresso
O 3º Congresso Nacional da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG será realizado de 3 a 5 de setembro, na própria unidade, e é aberto a alunos, professores e profissionais da área. As inscrições podem ser feitas até 2 de setembro, dia de abertura do Congresso, pela página do evento.
Acesse a programação completa.