Em editorial, professores alertam sobre saúde mental durante a pandemia

Publicação mais recente da Revista Brasileira de Psiquiatria teve a participação de dois professores da Faculdade de Medicina


31 de março de 2020 - , , ,


A professora Débora Miranda, do Departamento de Pediatria Faculdade de Medicina da UFMG e o professor Leandro Malloy, do Departamento de Saúde Mental, foram autores do editorial “Saúde Mental: Por que devemos nos ater a ela em tempos de pandemia”, publicado na edição mais recente da Revista Brasileira de Psiquiatria (BJP, em inglês). A publicação, uma das mais importantes do setor, é promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

O editorial discute tópicos da saúde mental que emergem no período de pandemia, tanto em consideração aos profissionais de saúde como pela população em geral. A ideia central é mostrar que a saúde mental tem grande importância nesses tempos e não pode ser deixada de lado. “É justamente a saúde mental uma das chaves para passarmos por essa nova pandemia e tudo que ela implica em curto, médio e mesmo longo prazos, desde a crise potencial de provimento de serviços de saúde até a ajuda na preservação e na reconstrução de uma sociedade pós-pandemia”, cita trecho.

Confira o texto integral, em inglês, no link

“A agenda de saúde mental é urgente, fundamental e será um dos sustentáculos para a resiliência de uma sociedade que enfrentará os mais diversos desafios advindos de uma pandemia mundial”.

Comportamento no isolamento

O comportamento é outro assunto tratado no documento. Para os autores, é preciso que haja mudanças no dia a dia das pessoas durante o isolamento, como a criação de rotinas que podem ser feitas em casa. Pensando em um contexto de adoecimento mental, cujo agravamento de quadros clínicos pode também impactar o sistema de saúde, as preocupações com a saúde mental dos indivíduos devem ser abrangentes.