Estratégia matemática auxilia no diagnóstico de deficiências auditivas


31 de agosto de 2018


Professor do Departamento de Engenharia Elétrica apresenta técnicas estatísticas que contribuem para o diagnóstico feito pelo profissional de fonoaudiologia

O diagnóstico de uma deficiência auditiva é um trabalho de pesquisa multidisciplinar, que envolve diferentes áreas acadêmicas. Nesse sentido, o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG e coordenador Laboratório de Engenharia Biomédica, Danilo Melges, apresentou uma estratégia estatística que detecta resposta ao estímulo auditivo como técnica auxiliar ao diagnóstico.

Coordenador Laboratório de Engenharia Biomédica, Danilo Melges. Foto: Carol Morena.

A apresentação foi feita durante a mesa-redonda “Diagnóstico precoce: o que há de novo?”, que ocorreu no Simpósio Franco-Brasileiro sobre Audição, nesta sexta-feira, 31 de agosto. De acordo com o professor, a estratégia matemática contribui  para resultados mais assertivos no momento do diagnóstico. “Quando você matematiza um problema, você acaba tornando-o um pouco mais objetivo, sem depender tanto da experiência do avaliador”, explicou.

A técnica identifica se há ou não resposta a determinado estímulo auditivo e pode ser usada para auxiliar a detectar, precocemente, a surdez em crianças recém-nascidas. Ela também  auxilia na identificação de uma perda específica de frequência na audição, o que pode ocorrer com o envelhecimento, por exemplo. “Em caso de dúvidas ou quando a resposta que se quer identificar tem uma amplitude muito pequena, a estratégia permite que o profissional tenha uma segunda opinião, com base em uma estatística matemática”, complementou Danilo.

A técnica foi desenvolvida pelos profissionais de engenharia, com aplicação à área de audiologia, por meio de uma parceria entre o Laboratório de Engenharia Biomédica com o Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Segundo o professor, essas estratégias existem desde 1980, mas têm sido aprimoradas e estudadas para diferentes tipos de estímulos e populações clínicas.

Simpósio

O “Simpósio Franco-Brasileiro sobre audição: desafios para Saúde Pública”segue com programação até 1º de setembro, na Faculdade de Medicina da UFMG. O evento é promovido pelo Departamento de Fonoaudiologia e o curso de pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina da UFMG em parceria com a Université Clermont Auvergne (UCA), da França.

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