Faculdade constrói lápide para programa de doação de corpos

Túmulo construído no Cemitério da Saudade foi cedido pela Prefeitura e irá abrigar os restos mortais de corpos doados ao “Vida após a Vida”.


21 de novembro de 2019 - , ,


Em gesto de respeito à memória e a família das pessoas que tiveram os corpos doados ao programa “Vida após a Vida”, a Faculdade de Medicina da UFMG passa a contar com sepultura para abrigar os restos mortais dos doadores. A obra para a construção da lápide foi finalizada em 18 de novembro, no Cemitério da Saudade, e homenageia o ato de altruísmo dessas pessoas.

O espaço foi doado à Faculdade pela Prefeitura de Belo Horizonte. “É uma obra simples, mas carregada de sentimento”, avalia o coordenador do “Vida após a Vida” e diretor da Faculdade de Medicina, professor Humberto José Alves.

De acordo com ele, a lápide é um memorial para aqueles que ficam. “Em datas como o Dia de Finados, nos foi perguntado se as famílias poderiam comparecer à Faculdade para celebrar a memória dos entes queridos. Mas não tínhamos um ambiente adequado a isso”, comenta o diretor. Ele conta que, a partir dessa percepção, o caso foi levado à Prefeitura, que cedeu o espaço.

Lápide construída no Cemitério da Saudade. Imagem: Acervo Pessoal

Altruísmo

Para o professor e diretor da Faculdade, Humberto José Alves, o gesto da doação é uma forma de contribuir para o avanço da Saúde e da Medicina, mesmo postumamente. Através da doação, os profissionais de saúde ainda em formação podem agregar conhecimentos que serão utilizados no cuidado de centenas de pessoas futuramente. Por isso, segundo o professor, a sepultura também é uma homenagem aos doadores.

“É também a materialização do sentimento imensurável de gratidão e homenagem ao altruísmo desses indivíduos e das famílias que compreenderam esse desejo nobre”, define.

Visitação
Jazigo 07, Lote 1, Seção A
Cemitério da Saudade
Endereço: Rua Cametá, 585 ─ Saudade
De segunda a sábado, das 9h às 20h
Telefones: 3277-5711 ou 3277-5712

Vida após a Vida

O projeto foi criado em 1999, e se dedica ao estudo da anatomia através da utilização de cadáveres doados pela comunidade após cadastro no programa. Até hoje, o “Vida após a Vida” já recebeu mais de 1000 cadastros de doadores, dos quais mais de 60 já faleceram e contribuíram com seus corpos para o estudo da Medicina.

Mais informações: 3409-9739 / 3409-9632 / vidaaposavida@gmail.com

Leia mais: “Vida após a Vida” celebra 18 anos com mil doadores cadastrados