Faculdade de Medicina promove o 3º Simpósio de Radiologia

Este ano o evento será 100% remoto e abordará o câncer de próstata.

05 de outubro de 2021 - , , ,

A Faculdade de Medicina da UFMG promove o 3º Simpósio de Radiologia no dia 11 de novembro. As palestras e debates vão de 18h45 às 22h e serão transmitidos pelo canal do Youtube da Faculdade. O evento é aberto para todos os públicos.

O tema deste ano é o câncer de próstata, segunda neoplasia que mais mata homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Na pauta do evento estão o manejo da doença, a radioterapia e a implantação do PET/CT no Brasil, entre outros temas.

Segundo dados do Ministério da Saúde,os exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) – usado no rastreamento do câncer de próstata  em homens assintomáticos -, tiveram queda de 26% durante a pandemia, enquanto os exames de diagnóstico diminuíram 20%. “Devemos informar à população da importância dos exames, já que quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a chance de cura”, explica uma das organizadoras do evento e professora do Departamento de Anatomia e Imagem (IMA), Priscila Santana.

Um dos impactos da pandemia no setor foi a redução na busca por diagnóstico e tratamentos oncológicos, o que deve aumentar a demanda em 2022. A alta tecnologia dos aceleradores lineares, equipamento utilizado nos tratamentos por Radioterapia, requer dos profissionais formados e em formação a constante atualização para que possam se adaptar ao cenário cada vez mais exigente nos serviços de saúde. “ A utilização do hipofracionamento, técnica em que se realiza o tratamento em um número menor de dias, tem ajudado a suprir a falta de aceleradores lineares a nível nacional. Neste contexto, os tratamentos tiveram que ser realizados de forma mais rápida, porém com a mesma qualidade”, pontua a professora.

A busca por diagnósticos e tratamentos cada vez mais individuais também é um dos destaques da formação. “A radioterapia adaptativa, por exemplo, é ideal e única para cada indivíduo. O paciente é o ator principal e tudo é feito de maneira personalizada. Não podemos estabelecer tratamentos genéricos”, defende.

Clique aqui para se inscrever

Simpósio

O Simpósio é organizado por professores do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Medicina da UFMG em parceria com o Instituto Mário Penna, o Diretório Acadêmico Marie Curie, a Liga Acadêmica de Ciências Radiológicas da UFMG e a Nucleotiza.

O curso de Tecnologia em Radiologia promove simpósios temáticos desde 2018. A iniciativa surgiu dos alunos do curso de Tecnologia em Radiologia e busca trazer atualização e facilitar a escolha sobre qual caminho seguir na área.

Confira a programação:

A última edição, em 2019, teve como tema o câncer de mama. Saiba mais: