MedCine apresenta história do holocausto brasileiro


17 de abril de 2019


Vida, genocídio e 60 mil mortes no maior hospício do Brasil. O subtítulo do documentário “Holocausto Brasileiro”, dirigido por Daniela Arbex e Armando Mendz, resume o que foi a história de horror do manicômio de Barbacena, em Minas Gerais. O longa será apresentado no MedCine deste mês, em sessão gratuita e aberta ao público.

A exibição será na próxima quarta-feira, 24 de abril, às 18h15, na sala Amílcar Vianna, no andar térreo da Faculdade de Medicina da UFMG.

No documentário, são retratados os eventos que marcam o grande genocídio cometido contra os pacientes do Hospital Colônia de Barbacena, que foi a maior instituição psiquiátrica do país.

O professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social na Graduação, Helian Nunes de Oliveira, retorna ao projeto para debater a adaptação que a diretora Arbex fez de seu livro “Holocausto Brasileiro”.
Para lembrar a luta antimanicomial, no ano passado, o professor comentou outro longa com temática semelhante, o “Nise – O coração da Loucura”.

MedCine

As sessões do MedCine são realizadas mensalmente, gratuitas e abertas ao público interessado. O projeto é uma realização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina da UFMG.