Hospital das Clínicas da UFMG torna-se centro de referência em Minas Gerais para o Método Canguru

Ministério da Saúde oficializará o título em solenidade no próximo dia 23, às 10h, no auditório do IAG

18 de abril de 2024 - , , , , ,

Foto: Hospital das Clínicas da UFMG/EBSERH

Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh é o único Centro de Referência para o Método Canguru em Minas Gerais, modelo de assistência humanizada que incentiva o contato pele a pele entre mãe e bebê prematuro ou de baixo peso, resultando em um menor tempo de internação. A oficialização do título, concedido pelo Ministério da Saúde, acontecerá no próximo dia 23, às 10h, no auditório do Instituto Alfa de Gastroenterologia (IAG), localizado no 2º andar do prédio principal. Em 2024, o HC-UFMG completa 30 anos de implementação dessa estratégia de saúde.

Com isso, além de referência no atendimento ao recém-nascido de risco e a sua família, o hospital torna-se polo de capacitação para profissionais do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais, cumprindo também o seu importante papel como instituição de ensino e pesquisa.

Daniela de Souza Santos, com seu bebê no Hospital das Clínicas da UFMG/EBSERH

“Evidências científicas mostram que, quando o bebê pré-termo é assistido adotando-se esse tipo de cuidado, se comparado com os cuidados convencionais, há redução da mortalidade em 36%, além de diminuição da ocorrência de infecção, hipotermia, aumento das taxas de aleitamento materno e redução da reinternação hospitalar. Para as mães, o Canguru pode reduzir a ocorrência de ansiedade e depressão”, disse a consultora do Método Canguru do Ministério da Saúde, a pediatra/neonatologista do HC-UFMG e professora titular do Departamento de Pediatria da UFMG, Maria Cândida Ferrarez Bouzada Viana.

A Unidade Canguru atualmente conta com quatro leitos e equipe multiprofissional especializada. No HC-UFMG, o cuidado materno-infantil de bebês pré-termos acontece até os sete anos de vida para os que nascem com idade gestacional abaixo de 34 semanas e/ou peso ao nascimento menor ou igual a 1.500 gramas. Este serviço de seguimento é oferecido pelo Ambulatório da Criança do Risco – Acriar, que completou 35 anos no ano passado.

Histórico

O HC-UFMG foi um dos pioneiros no Brasil na implantação do Método Canguru de forma sistematizada, em 1994, sendo o primeiro hospital de Belo Horizonte. Trata-se de um método idealizado pelos médicos Edgar Sanabria Rey e Héctor Gomes Martínez, da Universidade Nacional de Bogotá, na Colômbia, na década de 1970.

Eles inspiraram-se nos cuidados que o canguru-fêmea dispensa ao seu recém-nascido, que carrega o bebê na sua bolsa abdominal, em aleitamento materno exclusivo, até ele adquirir a capacidade de bebê prematuro e de baixo peso.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFMG é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Assessoria de Comunicação do Hospital da Clínicas