Imagem da Semana desenvolve aplicativo para celular e livro digital

06 de novembro de 2014

Com o intuito de fomentar o conhecimento e o raciocínio clínico, a equipe do projeto Imagem da Semana desenvolveu produtos tecnológicos para integrarem as atividades do projeto de extensão. A novidade agrega a criação de um livro digital e um aplicativo para smartphones e tablets com sistema Android.

Segundo o estudante de Medicina Júlio Guerra, um dos integrantes do projeto, o aplicativo é uma ferramenta complementar ao site. “No aplicativo o usuário vai encontrar mais perguntas, organizadas de formas diferentes”, informou. A ferramenta é voltada para aparelhos celulares e tablets com sistema Android, e pode ser baixada gratuitamente pelo Google Play.

O livro digital, disponível inicialmente apenas para iPad, reúne as melhores imagens e casos clínicos publicadas posteriormente. O material foi selecionado pela equipe, e pode ser encontrado na Apple Store, gratuitamente.

Sobre o Imagem da Semana
O Imagem da Semana é um projeto de extensão que consiste na divulgação semanal, na internet, de casos clínicos. O leitor acessa  uma imagem, como uma radiografia, por exemplo, e uma breve descrição do caso. A partir dessas informações, deve responder a uma pergunta de múltipla escolha sobre o caso, a interpretação da imagem e/ou outro aspecto de maior relevância na prática médica. A resposta é armazenada no banco de dados do site. Em seguida, é possível ter acesso a um conteúdo mais amplo, como uma revisão sobre a doença abordada e leituras recomendadas.

O Imagem da Semana conta com a participação de estudantes do 6º ao 12º períodos, orientados por professores do Departamento de Anatomia e Imagem (IMA). A seleção de novos membros ocorre anualmente, sendo divulgada na página do projeto.

Baixe o aplicativo pelo Google Play.

Acesse o livro para iPad.

Conheça o caso da semana.