Imagem da Semana realiza VI Simpósio Interativo

Evento online é gratuito e oferece a estudantes e profissionais da saúde a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre casos encontrados na prática.

02 de outubro de 2020 - , ,

O projeto de extensão Imagem da Semana, da Faculdade de Medicina da UFMG, realizará, nos dias 6 e 7 de outubro, o “VI Simpósio Interativo Imagem da Semana”. O evento acontecerá de forma online e com inscrições gratuitas. Durante o Simpósio, mesas-redondas abordarão casos como o câncer de colo uterino, a síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido e a covid-19. O evento também marca o décimo aniversário do projeto.

Participantes receberão certificado autenticado pela UFMG e disponibilizado na Plataforma Arouca. Estudantes e profissionais de saúde interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira, 5 de outubro, através do formulário disponível no site do evento.

Interatividade

“Além desses temas principais, o Simpósio contará com diversos casos clínicos com alguns dos diagnósticos mais frequentes na rotina médica”, informa o coordenador do Imagem da Semana e professor do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade, Júlio Guerra Domingues. De acordo com ele, os casos serão apresentados no formato de um quiz interativo, estimulando o raciocínio clínico ativo dos participantes.

A interatividade se dará em tempo real, replicando a experiência que o usuário já está habituado no site do projeto. Durante as mesas-redondas, os participantes também poderão enviar perguntas para serem respondidas pelos palestrantes.

Para saber mais detalhes do evento e se inscrever, clique aqui.

Dez anos

O aniversário do Imagem da Semana será marcado não apenas pelo Simpósio, mas também com o lançamento do novo site do projeto. “A página traz nova identidade visual, feita com o apoio do Centro de Comunicação Social (CCS), além de se adaptar melhor aos diferentes dispositivos que a acessam”, explica Júlio Guerra.

O site contará ainda com uma nova seção, focada no ensino do uso de imagens de exames em cursos da área da saúde. A ideia é que ela sirva de material de apoio aos professores e estudantes da Faculdade de Medicina.

O projeto de extensão

“O Imagem da Semana consiste na publicação semanal de casos clínicos que contenham imagens como parte importante do diagnóstico”, explica o coordenador Júlio Guerra. Juntamente às imagens, é informada uma descrição do quadro clínico, além das quatro opções de diagnóstico para que os usuários selecionem a alternativa correta.

Em seus 10 anos de atuação, o projeto já publicou 395 casos de diagnóstico, com versões em inglês e português, alguns deles ultrapassando 7 mil acessos e respostas. Segundo Júlio Guerra, a maior parte deles foi proposta pelos bolsistas de extensão, sendo trazidos principalmente de seus ambientes de aprendizado e da vivência prática nos ambulatórios do Hospital das Clínicas da UFMG.

“Eles selecionam os casos, verificam sua relevância e características únicas e pensam se podem contribuir para a melhoria do aprendizado e da prática diagnóstica”, explica. Além disso, o Imagem da Semana também recebe submissões de casos externos através de uma área dedicada em sua página.

Para acompanhar as atividades do projeto, visite os perfis do Imagem da Semana no Facebook, Instagram e Twitter.