Acesso interno

‘Incipit vita nova’: UFMG recebe três mil calouros nesta segunda

Novos estudantes viverão a experiência inédita do ensino remoto.


27 de novembro de 2020


Calouros e veteranos no dia 2 de março, antes da suspensão das atividades presenciais por causa da pandemia
Calouros e veteranos confraternizam na abertura do primeiro semestre, antes da suspensão das atividades presenciais Reprodução / TV UFMG

Uma nova vida começa, nesta segunda-feira, dia 30, para os cerca de três mil estudantes aprovados no Sisu 2020 que ingressarão nos cursos de graduação da UFMG no segundo período letivo. Trata-se de uma experiência duplamente inédita para esses calouros. De um lado, a própria entrada em uma universidade pública, sonho de muitos jovens brasileiros e de suas famílias. De outro, a vivência do ensino remoto emergencial, formato adotado pela UFMG para manter suas atividades acadêmicas enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

A tradicional solenidade de recepção aos calouros, que em semestres anteriores lotava os auditórios da Reitoria e promovia calorosos e festivos encontros e reencontros nos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros, será realizada virtualmente e transmitida a partir das 9h, pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no Youtube.

“Neste momento  de excepcionalidade, quando nossa prioridade é preservar vidas, é imprescindível sermos solidários, capazes de compreender que somos e estamos em uma mesma travessia que vai exigir de todos nós muita empatia e flexibilidade. Ainda que não seja possível compartilhar espaços físicos de forma presencial em nossos campi – Pampulha, Saúde, Montes Claros –, queremos, mesmo de forma virtual, acolher nossos novos estudantes para dar início a essa nova trajetória de vida”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que, ao lado do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, dará as boas-vindas aos estudantes.

modalidade foi regulamentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) no dia 9 de julho, após intenso diálogo com toda a comunidade universitária, na busca por alternativas emergenciais e provisórias para a retomada das atividades acadêmicas, suspensas em 18 de março como medida de proteção contra a disseminação da covid-19.

Na graduação, o primeiro período letivo foi retomado em agosto e finalizado no último dia 7 de novembro. Pelo calendário acadêmico de 2020, o segundo período letivo vai começar nesta segunda-feira, 30 de novembro, será interrompido para recesso de Natal e Ano Novo (20 de dezembro a 3 de janeiro) e terminará no dia 31 de março de 2021.

Estudantes no auditório da Reitoria, no dia 3 de março, para aula inaugural com a professora Marlise Mattos
Estudantes no auditório da Reitoria, no dia 3 de março, em aula inaugural da professora Marlise MattosFoca Lisboa | UFMG

Acolhimento, possibilidades e saúde mental
A programação de recepção aos calouros prevê palestras e, na sequência, uma apresentação do Ars Nova – Coral da UFMG.

As professoras Cláudia Lins Cardoso, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Érica Dumont Pena, da Escola de Enfermagem, e Maria José Batista Pinto Flores, da Faculdade de Educação (FaE), vão tratar de temas como acolhimento, diálogo e cuidados singulares. A definição de ensino remoto emergencial, seus desafios e processos que facilitam a integração dos estudantes à comunidade universitária, já vivenciados e avaliados pelos egressos do primeiro período letivo, também serão abordados durante a apresentação. 

“Esses estudantes tiveram uma vida estudantil focada, exclusivamente, no ensino teórico. E agora, mesmo com o ensino remoto, eles conhecerão as inúmeras oportunidades de participação também em atividades de pesquisa e de extensão, que compõem, com o ensino, essa tríade tão valorizada na UFMG e que contribui com muitas oportunidades de um rico aprendizado”, afirma Cláudia Cardoso, que é vinculada ao Departamento de Psicologia.

Os calouros chegam num momento em que tudo é novidade, inclusive o ensino remoto, que lhes impede o tão sonhado contato presencial com o ambiente universitário, com seus espaços de encontro e estudo. “Mas vou convidá-los a pensar que essa é uma fase passageira e que todos nós precisamos trabalhar na esfera do possível, ainda que ela esteja muito aquém do ideal. O estímulo maior é que todos estão juntos. É importante que eles se conectem com a sua escolha profissional, pois o ensino remoto é apenas um pequeno trecho de uma travessia muito mais ampla e significativa”, acrescenta Cláudia Cardoso.

A professora destaca que a saúde mental, especialmente nesta fase de oportunidades e de desafios, que muitas vezes podem propiciar angústia, medo, ansiedade e insegurança, também merece todo cuidado. Ela antecipa que sua mensagem será de acolhimento e orientação, para que, se isso vier a ocorrer, os estudantes não precisem atravessar essa crise sozinhos, já que existe uma rede de cuidado com a saúde mental à disposição na UFMG.

Assista ao vídeo da TV UFMG sobre recepção aos calouros no início deste ano:

Mais recepções
Para os calouros do campus Saúde, também nesta segunda-feira haverá aula inaugural on-line, sobre o tema Covid-19: análise do momento atual e medidas de enfrentamento, com o professor Unaí Tupinambás, representantes das unidades parceiras e do Hospital Risoleta Neves. A mediação será da professora Cristina Alvim, que coordena o Comitê Central de Enfrentamento ao Novo Coronavírus da UFMG.

Em Montes Claros, o projeto Diálogos com estudantes inaugura a primeira atividade com os estudantes do ICA. Lançado pelo Programa Integração Docente como mais uma ação de apoio aos estudantes de graduação no desenvolvimento de novas formas de estudar em situações como da pandemia, a programação virtual, que segue até 3 de dezembro, será transmitida pelo canal do ICA no Youtube. Para participar, o estudante precisa fazer inscrição on-line até o dia 30 de novembro ou até as vagas se esgotarem, optando pelas atividades da programação.

Faculdade de Ciências Econômicas promoverá atividade de recepção aos seus novos alunos na terça-feira, dia 1 de dezembro. A direção fará exposição sobre a Faculdade, e, a seguir, os coordenadores dos colegiados apresentarão os cursos de graduação (às 9h, para os calouros de Ciências Econômicas e de Administração e, às 19h, para os novos estudantes de Ciências Contábeis). Os eventos ocorrerão na sala virtual da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). O link ainda será divulgado.

A Diretoria de Ação Cultural (DAC) também dedicará a apresentação do Circuito Cultural, no dia 2 de dezembro, aos novos estudantes. A cantora Bárbara Barcelos, que é estudante do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) fará um show às 19h.

Viver UFMG
O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira ressalta que “o momento da chegada dos estudantes, a cada semestre, é sempre de alegria e renovação para todos nós”. Ele destaca a importância de que os estudantes sintam-se bem acolhidos desde sua chegada e conheçam mais sobre a vida acadêmica e suas múltiplas dimensões. “Por isso, disponibilizamos o site Viver UFMG, que contém informações sobre o ensino remoto emergencial, os sistemas acadêmicos, as plataformas de ensino e aprendizagem, os programas de assistência estudantil, como os de inclusão digital e acessibilidade, os programas culturais, a política de saúde mental, as regras acadêmicas e o funcionamento da Universidade”, conclui o vice-reitor.  


Teresa Sanches – Centro de Comunicação da UFMG