MedCine de maio pauta a violência de gênero

O filme “Acusados” (The Accused, 1988) será exibido no dia 20, às 18h15.

13 de maio de 2015

Medicina - Maio - Cartaz

*corrigido às 11h40 de 18 de maio de 2015

Na edição de maio, o projeto MedCine exibe o filme “Acusados” (The Accused, 1988). A sessão, que será no dia 20, às 18h15, na sala Amílcar Vianna, 62, térreo da Unidade, será gratuita e aberta ao público geral.

Após a exibição, a professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina e coordenadora do Grupo de Atendimento as Vítimas de Violência Sexual do Hospital das Clinicas, Marilene Vale do Castro Monteiro, conduzirá debate sobre a violência contra a mulher. Uma estudante de Medicina representante do Coletivo de Mulheres Alzira Reis também irá falar sobre o tema.

Segundo a aluna do curso de Medicina e bolsista do projeto MedCine, Jéssica Arantes, a violência contra a mulher é um fenômeno existente na sociedade nas mais diversas situações e nos mais diversos ambientes, inclusive dentro da Universidade. “Por isso, promover o debate de um tema tão atual, mas tão velado, no ambiente acadêmico, é uma forma de valorizar e evidenciar o quanto essa questão é mais comum do que se imagina, nos mais variados cenários sociais”, explica.

O filme escolhido para a sessão aborda um exemplo de violência contra a mulher, mas, de acordo com Jéssica, não se resume a isso. A partir do contexto da exposição de um caso de violência, são trabalhadas as consequências na vida da mulher no âmbito pessoal e social, os aspectos éticos envolvidos no cuidado dessa mulher e os paradigmas sociais que orientam ou restringem as condutas tomadas nos processos de acusação desse tipo de violência.

MedCine
As sessões do MedCine ocorrem sempre na última quarta-feira de cada mês. As exibições são gratuitas e abertas ao público. O projeto é uma realização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Faculdade de Medicina da UFMG.