Mesa-redonda debate importância do método científico para a área da Saúde


03 de setembro de 2014


“O sentido da ciência na área da saúde” foi o tema da mesa-redonda da manhã desta quarta-feira, 3 de setembro, na sala Amilcar Vianna. O primeiro a se apresentar foi professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, que falou sobre “Por que pesquisar?”. Em sua palestra, Beirão destacou a importância do método cientifico para as pesquisas, cujo maior avanço é a quebra de antigos dogmatismos. Segundo ele, a maior inovação deste método é “incorporar a dúvida como parte do avanço do conhecimento”.

Sérgio Danilo Pena falou sobre "O que pesquisar?"

Sérgio Danilo Pena falou sobre “O que pesquisar?”

Em seguida, o também professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia e Diretor do Laboratório de Genômica da UFMG, Sérgio Danilo Pena, levantou o tópico “O que pesquisar?”. O convidado citou em sua palestra o médico canadense William Osler, conhecido como o pai da medicina moderna. Pena ressaltou, também, a importância fundamental do exame clínico para um diagnóstico acertado. De acordo com ele, a individualidade genômica absoluta dos seres humanos faz com que o bom médico seja aquele que examina um paciente com o mesmo cuidado de um projeto de pesquisa.

Encerrando as apresentações, o professor Marcelo Mamede, do Departamento de Anatomia e Imagem, dissertou sobre “Como pesquisar com recursos escassos”. Por meio de gráficos, ele demonstrou a relação direta do número de pesquisadores de um país e seu nível de riqueza, revelando a magnitude do investimento nesse setor para o desenvolvimento de uma nação. O professor apontou os trabalhos em network, ou seja, quando um grupo se envolve em determinado projeto, como uma solução para o financiamento escasso do país. Por fim, foi aberto espaço para que os participantes debatessem os temas tratados.

A mesa-redonda “O sentido da ciência na área da saúde” foi presidida pelo professor do Departamento de Pediatria, Jorge Andrade Pinto, e a discussão é parte do eixo temático 1: Ensino, pesquisa e extensão na área da saúde.

3º Congresso
A programação do 3º Congresso Nacional da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG reúne sete conferências, mais de 10 palestras e 40 mesas-redondas em torno do tema “Cenários da Saúde na Contemporaneidade”.

O Congresso vai até 5 de setembro, com atividades de 8h às 18h, diariamente, divididas em oito eixos temáticos. O Congresso conta ainda com programação cultural, com exibição de filmes, exposições, lançamento de livros e apresentações ao longo da programação.

A Secretaria executiva do 3º Congresso Nacional da Faculdade de Medicina da UFMG atende na sala Oswaldo Costa, 21, térreo da Unidade.

Acesse a programação completa.

Acesse a página eletrônica do 3º Congresso Nacional de Saúde.
https://www.medicina.ufmg.br/3congressosaude

Mais informações: 3409 9105 ou 3409 8055, ou ainda pelo e-mail 3congresso@medicina.ufmg.br

assinaturas_horizontal_noticia