Mesa-redonda debate panorama atual do Hospital das Clínicas da UFMG

05 de setembro de 2014 -

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é atual gestora do Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG). Com o intuito de explicar como essa gestão é realizada, apresentar o panorama atual e discutir os impactos no ensino e na pesquisa foi realizada a mesa-redonda “Perspectivas do Hospital das Clínicas no contexto da Ebserh”. O encontro foi presidido pela superintendente do HC, Luciana Gouvêa Viana.

Inicialmente, o assessor de ensino e pesquisa da Ebserh e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, Ricardo Luiz de Melo Martins, apresentou o histórico da empresa e como ela está se portando no cenário nacional. Além disso, Ricardo mostrou os aspectos que marcaram a formação da empresa e o que ela está fazendo de concreto aos hospitais filiados. “A nossa expectativa é cuidar para que os hospitais voltem a ter o papel de primazia que tinha tempos atrás. Investimentos em recursos humanos e de estrutura física, equipamentos, ensino e pesquisa que são o que caracteriza os hospitais universitários e os distinguem dos demais que são só assistenciais”, explicou.

Professor Antônio Luiz durante mesa-redonda

Em seguida, o diretor do Hospital das Clínicas (gestão 2010/2014) Professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Antonio Luiz Pinho Ribeiro, contou um pouco da história do HC e o panorama atual da instituição. Segundo ele, houve um trabalho intenso na reorganização administrativa do hospital, entretanto, havia um déficit progressivo, com uma dívida insustentável. “A alternativa que o Governo Federal trouxe, foi a criação de uma empresa com um modelo diferente de gestão e de contratação, que é o que acontece com boa parte países desenvolvidos”, exemplificou.

A diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do HC (gestão 2010/2014) e professora do Departamento de Saúde Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Andréa Maria Silveira, falou um pouco sobre os impactos da Ebserh no ensino e na pesquisa. Segundo ela, em média, 150 estudos vinculados ao Hospital das Clínicas são registrados anualmente. Há oito meses a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é a gestora do HC e, segundo Andréa, não houve grandes impactos após a nova gestão.

“Várias pessoas, principalmente aquelas que não estavam participando mais ativamente do processo, tinham um grande receio da perda de continuidade e mudança das políticas, programas e projetos, mas continua do mesmo jeito”, enalteceu.

3º Congresso
O 3º Congresso Nacional da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG chegou, hoje, ao seu último dia de atividades. A programação reuniu sete conferências, mais de 10 palestras e 40 mesas-redondas, em torno do tema “Cenários da Saúde na Contemporaneidade”, em oito eixos temáticos.

Confira a programação completa.

Acesse a página eletrônica do 3º Congresso Nacional de Saúde.

Mais informações:
3409 9105 ou 3409 8055, ou ainda pelo e-mail 3congresso@medicina.ufmg.br