Mostra Setembro Amarelo debate suicídio no cinema


24 de agosto de 2018


O suicídio e a saúde mental são temas da mostra Setembro Amarelo, que ocorre de 13 a 27 de setembro no Cine Humberto Mauro. Realizada em parceria com o Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina (SAM) e a Associação Mineira de Psiquiatria (AMP), a mostra conta com 22 longas metragens, além de cursos, palestras e sessões comentadas. A programação é gratuita e aberta ao público.

Filme “A Felicidade Não Se Compra”, de Frank Capra, integra a mostra. Imagem: reprodução

Apesar de ser um assunto de saúde pública, o suicídio ainda é considerado tabu na sociedade. Para quebrar as barreiras do estigma, o professor do Departamento de Saúde Mental da UFMG, Humberto Corrêa, ministra a palestra “Suicídio: um assunto tabu e negligenciado”, às 20h, no dia 18 de setembro. A palestra é coordenada pelo psiquiatra da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais FHEMIG/AMP),  Maurício Leão.

A mostra também conta com o curso “Suicídio: conhecer para prevenir”, orientado e acompanhado pelos profissionais da Campanha de Valorização da Vida. O curso será ofertado nos dias 21 e 22 de setembro, às 14h, com a participação do Grupo de apoio a enlutados por suicídio-UFMG no primeiro dia, e com a temática Terapia cognitivo-comportamental (TCC), no segundo.

A programação também inclui a palestra “Grupos de risco: suicídio e LGBTS”, entre outras atividades.

Confira a programação completa e a sinopse dos filmes.

Com assessoria da Fundação Clóvis Salgado.