Mutirão quer diagnosticar distúrbios de memória em idosos


09 de dezembro de 2010


Entre os dias 15 e 17 de dezembro o Hospital das Clínicas (HC) da UFMG realiza, no Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso e da Mulher (Avenida Álvaro Celso, 117, Santa Efigênia), mais uma edição do Curso-Mutirão para Diagnóstico de Distúrbios de Memória e Demências do HC UFMG.

O evento é direcionado a dois públicos diferentes: aos médicos da Rede Básica de Saúde e a idosos com queixas de esquecimento.

O principal objetivo é instrumentalizar médicos da Rede Básica de Saúde para a realização do diagnóstico e do tratamento de distúrbios de memória e demências, principalmente da Doença de Alzheimer.

No dia 14 de dezembro, será promovida a aula teórica do curso direcionado aos médicos, cujo módulo prático será o atendimento dos idosos com o acompanhamento dos especialistas do Hospital das Clínicas da UFMG, referência no tratamento de demências em pacientes idosos e sede do Centro Mais Vida na capital.

Para participar, os idosos com queixa de esquecimento devem procurar os Centros de Saúde e solicitar o agendamento de consulta para o Mutirão. Esse encaminhamento poderá ser feito por qualquer profissional de saúde da unidade, por meio do Sistema de informações on-line (SISREG) para a Geriatria/Mutirão de Demências do Hospital das Clínicas da UFMG.

Os idosos também podem se dirigir diretamente ao Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso e da Mulher, mas apenas em dois horários: às 8 horas ou às 13 horas, quando serão distribuídas senhas.

Ao todo, serão atendidos 80 pacientes por dia, 40 em cada turno, incluindo os agendados via Centros de Saúde.

Médicos interessados em participar do curso devem se inscrever pelo (31) 3226 2386 ou por email: centromaisvida@pbh.gov.br.

(Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG – ac@hc.ufmg.br )