Núcleo de Educação inscreve para oficina sobre simulação para professores


20 de setembro de 2017


O Núcleo de Educação da Faculdade de Medicina da UFMG promove, no próximo 3 de outubro, terça-feira, a oficina “Ensinando em ambiente simulado”, destinada a professores em estágio probatório, coordenadores de períodos, professores substitutos e demais interessados.

Parte do Programa de Desenvolvimento Docente, a oficina tem os objetivos de expor os pressupostos da simulação e utilizar as técnicas de ensino mediado por simulação em diversas áreas do curso de Medicina. O encontro será no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) e no Laboratório de Simulação, ambos no 6º andar da Faculdade, das 14h às 18h.

São 40 vagas, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail secretaria@medicina.ufmg.br ou presencialmente, na sala 21, no térreo da Unidade.

O Programa de Desenvolvimento Docente que realiza, a cada mês, oficinas na Faculdade de Medicina e no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Ao final de cada oficina, o professor participante recebe certificado, importante para a progressão na carreira.

Desenvolvimento Docente
O Programa de Desenvolvimento Docente está sendo implementado pelo Núcleo de Educação a partir deste ano, com a realização de oficinas de capacitação de docentes periódicas que têm o objetivo de oferecer oportunidade de potencializar as competências dos professores para uma prática docente crítica e participativa.

Dentre os objetivos, estão consolidar a identidade didático-pedagógica da instituição, tornando as diretrizes educacionais da Universidade cada vez mais presentes no cotidiano da docência; qualificar as competências dos professores no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem – planejamento do ensino, metodologias inovadoras na área da saúde; utilização de estratégias e recursos pedagógicos, sistema de avaliação dos alunos e, incentivar processos críticos e reflexivos sobre a prática docente.

Confira a programação.

Leia também: Faculdade implanta Programa de Desenvolvimento Docente