Observaped Itinerante leva brinquedos e atividades pedagógicas ao Vale do Jequitinhonha

12 de dezembro de 2018

Ação será realizada nos dias 15 e 16 de dezembro na cidade de Chapada do Norte – MG

Pela primeira vez, o Observaped Itinerante será realizado fora de Belo Horizonte. A cidade de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha – MG, foi a escolhida para a terceira edição do projeto de extensão, promovido pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. Assim, nos dias 15 e 16 de dezembro, alunos de escolas e ONGs parceiras da região participam de diversas atividades lúdicas e pedagógicas e ainda contam com doações de brinquedos e livros infanto-juvenis arrecadados na campanha realizada na Faculdade.

“O Observaped Itinerante compreende atividades que visam à educação e a promoção de saúde de forma lúdica, realizadas por alunos da área de saúde da UFMG, com a supervisão de professores do curso de Medicina que também estarão presentes durante sua realização”, conta a coordenadora da ação e chefe de secretaria do Departamento, Marília Regina Rodrigues.

Ela ainda acrescenta que a ação é um desafio importante e que só foi possível com o apoio de professores, funcionários e da Diretoria da Faculdade, bem como da Associação dos Funcionários Aposentados do campus Saúde da UFMG (Afamed). “Junto com todos que vão embarcar comigo, espero contribuir com a comunidade de Chapada do Norte, levando o conhecimento produzido pela UFMG por meio dos alunos, professores e técnicos, além da solidariedade, alegria e carinho por meio dos brinquedos arrecadados pela Faculdade, doados por tantas pessoas que eu gostaria de poder agradecer pessoalmente”, conta.

Dentro da programação do 3º Observaped Itinerante, aberta ao público, há teatro de fantoche, rodas de conversa, oficinas e aulas abertas para debater sobre temas como prevenção de doenças infecto parasitárias, aleitamento materno, adolescência e a fase de transição, alimentação saudável, cálculo de IMC, gravidez, DSTs e segurança no ambiente doméstico.

Doação de Brinquedos e Livros

Marília Regina Rodrigues também coordenou a segunda edição da campanha de doação de brinquedos, realizada pelo Departamento de Pediatria da Faculdade, com o objetivo de inovar as brinquedotecas que atendem crianças e adolescentes internados na enfermaria pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG (HC). Como o número de doações atingiu quase dois mil brinquedos e livros infanto-juvenis, superando o esperado, a ação aumentou as instituições parceiras para recebimento.

Dessa forma, parte das arrecadações serão destinadas a alunos da Escola Estadual Olidia Lemos de Oliveira, Escola Estadual Jose Rodrigues Figueiredo, Escola Estadual Zé de Calu, Escola Estadual Professora Maria Gomes da Silva, além de crianças e adolescentes assistidos pelas ONGs Achanti e Childfund Brasil, também da região. Além disso, uma guitarra será destinada à comunidade São João Piteiras, que realiza aulas gratuitas de música para crianças.

Acesse o site do Observaped (www.medicina.ufmg.br/observaped) e leia mais em Campanha supera arrecadação de brinquedos e amplia ação para Vale do Jequitinhonha.