Campanha supera arrecadação de brinquedos e amplia ação para Vale do Jequitinhonha


28 de novembro de 2018


Iniciativa do Departamento de Pediatria obteve quase 2 mil doações e fará entrega em cidade do Vale junto com Observaped Itinerante

A segunda edição da campanha de arrecadação de brinquedos e livros, iniciativa do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, quase dobrou o número de doações comparado ao ano passado. Com aproximadamente 2 mil brinquedos, como vídeo games e jogos de tabuleiro, além de livros infanto-juvenis, ação permitiu inovar as brinquedotecas que atendem crianças e adolescentes internados na enfermaria pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG (HC). Além disso, aumentou os locais para recebimento, como escolas do Vale do Jequitinhonha que, além das doações, terão programação com Observaped Itinerante.

A coordenadora da ação, Marília Regina Rodrigues. Foto: Carol Morena

De acordo com a coordenadora da ação e chefe de secretaria do Departamento, Marília Regina Rodrigues, o aumento se deu pela maior divulgação, fazendo com que algumas escolas infantis organizassem a coleta dos brinquedos com seus alunos para trazerem à Faculdade. “Tanto pessoal como profissionalmente é um orgulho ter iniciado a campanha que visava beneficiar apenas a Brinquedoteca do HC, mas que, com a adesão de tantas pessoas, tornou-se maior do que o imaginado. Eu não esperava que tomasse uma proporção tão grande a ponto de nos possibilitar fazer uma ação de extensão”, comenta.

“Junto com todos que vão embarcar comigo, espero contribuir com a comunidade de Chapada do Norte – no Vale do Jequitinhonha-MG –, levando o conhecimento produzido pela UFMG por meio dos alunos, professores e técnicos, além da solidariedade, alegria e carinho por meio dos brinquedos arrecadados pela Faculdade, doados por tantas pessoas que eu gostaria de poder agradecer pessoalmente”, acrescenta Marília.

As doações e unidades beneficiadas

Para Marília, o brincar livremente possibilita que as crianças hospitalizadas tenham um tempo de fuga dos momentos críticos, sujeitas com a rotina modificada e os diversos procedimentos estressantes por quais passam. “A brinquedoteca tem a função de ajudá-los a esquecer por um tempo as dificuldades que enfrentam durante a hospitalização. Para isso é importante uma variedade de brinquedos como jogos, instrumentos musicais e vídeo games, para que ajudem, inclusive, na superação da doença, diminuindo o estresse e tornando mais suportável o tempo de permanência no hospital”, lembra.

Por esse motivo, o objetivo inicial da ação era atender a brinquedoteca, o primeiro setor a selecionar os brinquedos, os quais precisavam ser fáceis de higienizar para que pacientes internados não fossem expostos a nenhum risco de contaminação. A coordenadora da Brinquedoteca e outros profissionais que atuam nos ambulatórios do HC fizeram a triagem e escolha considerando os que podiam ajudar nos atendimentos de psicoterapia, terapia ocupacional, reabilitação infantil e fisioterapia.

Dessa forma, já contam com as doações a Brinquedoteca e CTI pediátrico do Hospital das Clínicas, além do Serviço de psicologia da Unidade e o Ambulatório Bias Fortes (recebendo brinquedos para o setor “Saúde Mental Infantil e Reabilitação infantil” e livros de literatura para adultos para o “Projeto Consultório de Rua”).

“Todos os itens que chegaram através da campanha foram imediatamente higienizados e colocados em uso na brinquedoteca, juntamente com todos os recursos já existentes. Mesmo assim, as crianças perceberam a incrementação do acervo e manifestaram grande interesse por alguns itens que chamam mais a atenção, como vídeos-games, piano, etc.”, comentam as terapeutas ocupacionais da Unidade de Pediatria do HC-UFMG, Karine Santos e Ana Paula Espíndola.

De acordo com elas, esses materiais fazem parte do universo infantil e são fundamentais para o aprendizado e desenvolvimento global. “Com a internação, a criança fica privada de sua rotina, de seus objetos e o contato com os mesmos proporciona momentos de prazer e o brincar próprio da infância”, lembram. “A iniciativa foi excelente, a campanha se mostra importante para a renovação e variedade do acervo, com consequente aumento da oferta de possibilidades às crianças e adolescentes internados. Acreditamos que campanhas de doação são sempre bem-vindas para ambos os lados, para quem doa e quem recebe”, completam.

Ação no vale do Jequitinhonha

Nos dias 15 e 16 de dezembro, uma ação de extensão, promovida pelo Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente (ObservaPed), será realizada do município de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha – MG: o 3º Observaped Itinerante, que acontece pela primeira vez fora de Belo Horizonte. Além da entrega de cerca 800 livros e brinquedos, haverá diversas atividades lúdicas.

Os produtos serão destinados a alunos da Escola Estadual Olidia Lemos de Oliveira, Escola Estadual Jose Rodrigues Figueiredo, Escola Estadual Zé de Calu, Escola Estadual Professora Maria Gomes da Silva, além de crianças e adolescentes assistidos pelas ONGs Achanti e Childfund Brasil, também da região. Além desses, a campanha arrecadou uma guitarra que será destinada à comunidade São João Piteiras, que realiza aulas gratuitas de música para crianças.

“O Observaped Itinerante compreende atividades que visam a educação e a promoção de saúde de forma lúdica, realizadas por alunos da área de saúde da UFMG, com a supervisão de professores do curso de Medicina que também estarão presentes durante sua realização”, conta Marília.

Ela acrescenta que a ação é um desafio importante e que só foi possível com o apoio de professores, funcionários e da Diretoria da Faculdade, bem como da Associação dos Funcionários Aposentados do campus Saúde da UFMG (Afamed) que se dispôs a restaurar os brinquedos estragados e fazer roupa para as bonecas.

Dentro da programação, aberta ao público, há teatro de fantoche, rodas de conversa, oficinas e aulas abertas para debater sobre temas como prevenção de doenças infecto parasitárias, aleitamento materno, adolescência e a fase de transição, alimentação saudável, cálculo de IMC, gravidez, DSTs e segurança no ambiente doméstico.

Para mais informações, acesse o site do Observaped: www.medicina.ufmg.br/observaped/.