Observaped promove fórum sobre doenças infecciosas


11 de novembro de 2013


Debate virtual será realizado no site do Observaped. Para participar, basta acessar a página. 

As doenças infecciosas ainda são as principais causas de mortalidade no mundo, principalmente entre crianças e adolescentes. Diante da importância do assunto, o eixo Doenças Infecciosas e Parasitárias do Observatório da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina UFMG (Observaped) promove, de 11 de novembro a 8 de dezembro, o Fórum Virtual “Doenças Infecciosas: mitos e verdades”

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as infecções causam 25% das mortes no mundo. O índice chega a 45% nos países menos desenvolvidos. Entre as crianças, por exemplo, uma das doenças infecciosas mais comuns é a catapora, que é altamente transmissível e requer cuidados especiais.

Especialistas alertam: normalmente essas enfermidades acometem, ao mesmo tempo, mais de uma pessoa da família. Entretanto, o serviço de saúde só é procurado quando a doença já está em estado avançado ou após casos reincidentes. Por isso, dentre os temas do fórum estão justamente as formas de prevenção dessas infecções e seus potencias riscos à saúde de crianças e adolescentes.

Além da catapora, doenças como a gripe, infecções de vias aéreas superiores e toxoplasmose serão abordadas nos debates. Cada uma delas será tema de uma semana, totalizando quatro semanas. As interações serão realizadas por meio da apresentação de alguns casos sobre essas infecções e os visitantes vão avaliar se são mitos ou verdades, em um quiz.

O debate será realizado no site do Observaped. Para participar, basta acessar a página. A moderação será feita pelas professoras do Departamento de Pediatria Elaine Alvarenga de Almeida Carvalho e Gláucia Manzan Queiroz de Andrade.

Os alunos bolsistas do projeto também integram a organização do fórum com a indicação de filmes, livros e artigos para fomentar o debate. Um tutorial estará disponível para a publicação de perguntas e respostas, vídeos e novos tópicos.