Oficina para professores propõe reflexão sobre ensino e aprendizado

23 de agosto de 2017

Clique para ampliar.

O Núcleo de Educação da Faculdade de Medicina da UFMG dá seguimento às atividades d Programa de Desenvolvimento Docente com a oficina “Formação em Ambiente Real: o aprendizado como consequência do cuidado” na segunda-feira, 4 de setembro, das 8h às 12h, na sala da Congregação, 29, no térreo da Faculdade de Medicina da UFMG.

Destinada a professores em estágio probatório, coordenadores de período, professores substitutos e demais interessados, a oficina propõe reflexão e debate acerca da formação de vínculo entre a excelência do cuidado ao paciente com a formação do estudante no ambiente real, a atuação do professor como modelo para o estudante e os valores morais e os comportamentos que norteiam a boa prática médica.

A professora do departamento de Clínica Médica da faculdade de Medicina da UFMG, Teresa Ferrari, fará reflexão sobre os desafios do processo ensino-aprendizagem em ambiente real e, na sequência, os professores trabalharão em dois grupos sobre métodos de ensino, aprendizagem, modelos e avaliação.

A oficina faz parte das atividades do Programa de Desenvolvimento Docente que realiza, a cada mês, oficinas na Faculdade de Medicina e no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Ao final de cada oficina, o professor participante recebe certificado, importante para a progressão na carreira.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail secretaria@medicina.ufmg.br.

Desenvolvimento Docente
O Programa de Desenvolvimento Docente está sendo implementado pelo Núcleo de Educação a partir deste ano, com a realização de oficinas de capacitação de docentes periódicas que têm o objetivo de oferecer oportunidade de potencializar as competências dos professores para uma prática docente crítica e participativa.

Dentre os objetivos, estão consolidar a identidade didático-pedagógica da instituição, tornando as diretrizes educacionais da Universidade cada vez mais presentes no cotidiano da docência; qualificar as competências dos professores no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem – planejamento do ensino, metodologias inovadoras na área da saúde; utilização de estratégias e recursos pedagógicos, sistema de avaliação dos alunos e, incentivar processos críticos e reflexivos sobre a prática docente.