Para Agnaldo Lopes, Medicina é um estilo de vida

Professor é apresentado no Projeto Pesquisadores e conta como a escolha da carreira também influenciou a vida pessoal

14 de março de 2019

Professor Agnaldo Lopes é apresentado do Projeto Pesquisadores. Foto: Carol Morena

A paixão por Medicina, o que levou o professor Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Agnaldo Lopes, fazer da Universidade um lar, teve influência do seu pai, também médico e de quem herdou o nome. Até hoje, grande parte do seu dia acontece na Faculdade de Medicina e no Hospital das Clínicas da UFMG.

Como professor e pesquisador, Agnaldo tem o objetivo de mostrar que a atuação depende do amor pela especialidade, motivação para a dedicação árdua e necessária à profissão. Mas, acima de tudo, ele se enfatiza como médico. E é isso que marca a diferença do seu perfil, já que está sempre procurando oferecer melhorias às suas pacientes com pesquisas que resultam em patentes, por exemplo, desenvolvidas, em grande parte, por meio da transdisciplinaridade.

O interesse em atuar com essa linha de pesquisa, que vai além da área básica, começou quando ele conheceu outros colegas profissionais, durante sua residência em Cirurgia Geral, que mostravam o equilíbrio entre a universidade e o mercado. “Preocupamo-nos muito com publicação, mas a inovação tecnológica é tão importante quanto. Essa é uma questão dentro do papel da universidade, em trazer produtos para a sociedade, como as patentes próprias”, afirma Agnaldo.

Conheça mais sobre o Agnaldo Lopes da Silva Filho e os professores apresentados em outras edições do Projeto em www.medicina.ufmg.br/projetopesquisadores.

O Projeto Pesquisadores

Com o objetivo de valorizar a produção científica da Faculdade de Medicina da UFMG, o Centro de Pesquisa (CPq) e o Centro de Comunicação Social (CCS) produzem o “Projeto Pesquisadores”.

O projeto traz, a cada mês, por meio de áudio e texto, a história de vida e o percurso na ciência de um pesquisador reconhecido pelos seus pares na UFMG, no Brasil e no exterior, com participação nos programas de pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.