Pela primeira vez a Congregação da Faculdade de Medicina é presidida por diretora

27 de abril de 2022 - , , ,

Professora Alamanda Kfoury, diretora da Faculdade de Medicina e presidente da Congregação, e professora Cristina Alvim, vice-diretora da Faculdade. Foto: Deborah Castro

Nesta quarta-feira, 27 de abril, pela primeira vez a reunião da Congregação da Faculdade de Medicina da UFMG foi presidida por uma diretora. A professora Alamanda Kfoury, empossada ao cargo em 11 de abril, coordenou a sessão junto à vice-diretora, professora Cristina Alvim.

Durante a abertura da sessão, Alamanda agradeceu à comunidade, representada pelos membros da Congregação, pela confiança depositada para gerir a Faculdade de Medicina pelos próximos quatro anos: “A professora Cristina Alvim e eu reforçamos aqui nosso compromisso em trabalhar arduamente pela excelência da Instituição na pesquisa, ensino e extensão”. Ela ressaltou que será uma gestão disposta a ouvir a comunidade. “Com diálogo e respeito vamos manter a excelência, da Faculdade e da Universidade. É importante principalmente para os tempos tão desafiadores como esses que teremos pela frente”, completou.

A Congregação é responsável por supervisionar as políticas de ensino, pesquisa, extensão e administração da Instituição, tendo representantes da Diretoria da Faculdade e do Hospital das Clínicas, dos funcionários, alunos e professores, além de todos os departamentos e cursos da Instituição. No ano de 2019, em uma das suas reuniões mensais, a professora Alamanda Kfoury, então vice-diretora, substituiu o diretor Humberto José Alves, e teve outro marco: foi a primeira mulher a presidir a Congregação.