Alamanda Kfoury é a primeira mulher a presidir Congregação da Faculdade


29 de maio de 2019


Da esquerda para direita: professora decana, Cleonice Motta; a vice-diretora Alamanda Kfoury, presidindo a reunião da Congregação; e a secretária geral da Faculdade, Arlete Bozzi. Foto: Deborah Castro

Esta quarta-feira, 29 de maio, entrou para a história da Faculdade de Medicina da UFMG. Representando a Diretoria, na ausência do diretor Humberto Alves, a vice-diretora Alamanda Kfoury foi a primeira mulher a presidir a Congregação em 108 anos de existência da Instituição. O marco foi durante a realização da reunião mensal do órgão, que aconteceu na manhã de hoje, que também teve a professora do Departamento de Pediatria e decana da Congregação, Cleonice Motta, compondo a mesa de honra.

A Congregação é responsável por supervisionar as políticas de ensino, pesquisa, extensão e administração da Faculdade e sempre teve presidentes masculinos, já que nunca houve diretora da Faculdade de Medicina da UFMG.

“Com muita alegria, após 108 anos, nós temos a satisfação de ver uma vice-diretora presidindo a Congregação da Faculdade. Como coordenadora do Colegiado, ela sempre se mostrou conciliadora, mas firme nas suas decisões. Eu espero, como professora ativa, conseguir ver uma mulher como diretora titular”, afirmou a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Eliane Gontijo, uma das mais antigas docentes da Unidade. “Ela iniciou a reunião exatamente falando que era com muito prazer que estava ali. Eu acrescento que hoje eu me senti representada por aquela mesa, porque tínhamos como presidente uma mulher. A nossa decana hoje também era mulher”, continuou.