Professor do GOB, Agnaldo Lopes, assume a presidência da Febrasgo

Agnaldo Lopes atua principalmente nas áreas de ginecologia oncológica e cirurgia.


29 de janeiro de 2020 -


Agnaldo terá mandato até 2023. Foto: Carol Morena.

O Professor titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG, Agnaldo Lopes, assumiu, no dia 1° de janeiro de 2020, a presidência da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Agnaldo é o 18° presidente da federação e exercerá o mandato até 2023.

O professor atua nas áreas de ginecologia oncológica e cirurgia, em especial em cirurgia pélvica feminina. Também é orientador de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Saúde da Mulher e, desde de 2012, é professor titular da instituição. “Assumir a presidência da Febrasgo é, também, colocar a presença da universidade nessa entidade profissional, além de promover e ajudar nas pesquisas, valorizando o papel do professor’’, comenta.

Em meio de suas propostas para a federação, promover melhoria na formação de ginecologistas, inovação e informação são as principais. “O ginecologista, não é apenas um médico, muitas vezes ele é o médico que acompanha aquela mulher pela vida toda, então ele faz parte do planejamento familiar. Pretendo melhorar essa relação, além de valorizar esses profissionais”, acrescenta Agnaldo.

Em março de 2019, a trajetória de Agnaldo foi tema do Projeto Pesquisadores.

A Febrasgo

Fundada em 1959, a Febrasgo tem como objetivo promover, apoiar e zelar, os trabalhos técnicos e científicos dos profissionais ginecologistas e obstetras. Além disso, divulga conhecimento na área para aperfeiçoar a atenção à saúde da mulher. “A Febrasgo auxilia cerca de 10 milhões de mulheres e tem um compromisso muito grande com elas, além de ter importância na sociedade médica, saúde completar e principalmente no SUS“, explica o professor.