Professores da Faculdade de Medicina estão entre os mais citados de 2020

Cinco professores estão entre os 2% mais citados do ano que ficou marcado pelo início da pandemia de covid-19.


13 de abril de 2022 - , ,


Foto: Arquivo Faculdade de Medicina da UFMG.

Professores da Faculdade de Medicina da UFMG aparecem em duas listas de cientistas mais citados por artigos ao redor do mundo, sendo uma de citações na carreira e outra de citações no ano de 2020. A publicação é da Universidade de Stanford (USA) em parceria com a Elsevier BV. A pesquisa foi realizada utilizando a base de dados Scopus.

Os professores Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Francisco Eduardo Costa Cardoso, José Roberto Lambertucci e Teresa Cristina de Abreu Ferrari, do Departamento de Clínica Médica (CLM); e Andy Petroianu, do Departamento de Cirurgia (CIR), aparecem entre os cientistas com o maior número de citações a suas produções científicas em toda carreira.

Outra lista, que considera os pesquisadores que receberam o maior número de citações no ano de 2020 (ano marcado pelo início da pandemia de covid-19), inclui a professora Maria Isabel Toulson Davisson Correia (aposentada do CIR) e o professor Fernando Reis, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB); além dos professores Antônio Ribeiro, Francisco Cardoso e José Roberto Lambertucci, que também estão na outra lista. Ao todo, são 49 professores da UFMG entre os mais citados do ano.

Clique para acessar. 

A lista chegou à sua terceira edição e cita, ao todo, 812 cientistas brasileiros. A publicação foi feita em outubro de 2021 e levanta dados de 2020.

Ranking

O ranking fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. Na lista, dados separados são mostrados para impacto ao longo da carreira e ano único. 

São fornecidas métricas com e sem autocitações e proporção de citações para artigos citados. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Os dados ao longo da carreira são atualizados até o final de 2020. A seleção é baseada nos 100.000 melhores por c-score (com e sem autocitações) ou uma classificação de percentil de 2% ou superior.

Leia também: 2019: Professores da Faculdade estão entre os cientistas mais influentes do mundo