Projeto Janela da Escuta celebra 18 anos de trabalho com adolescentes e familiares

O Janela da Escuta atua desde 2005 nos ambulatórios do Hospital das Clínicas .


25 de setembro de 2023


Foto: Janela da Escuta.

O Projeto de Extensão e Pesquisa Janela da Escuta, celebra 18 anos de atuação no dia 10 de novembro no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. Das 8h às 18h30, o evento “O que os 18 anos nos ensinam?” conta com discussões sobre adolescência e suas “tessituras”.

Para a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Pediatria (PED), Cristiane de Freitas Cunha, a vontade de aprender e o desejo vivo é o que faz a Janela da Escuta estar presente nesses 18 anos. “Buscamos que os adolescentes, tomados como especialistas de si, tenham um espaço digno para sua fala em um acompanhamento interdisciplinar de saúde”, pontua.

O programa apresenta atividades interdisciplinares, como artes visuais, fotografia, literatura e teatro. Ao todo, são quatro projetos de extensão: Arte na Espera, em que os adolescentes e familiares se expressam por meio da arte; Adolescente e Saber, que realiza atendimentos para aqueles com questões escolares; Arte e Palavra, que acompanha adolescente com HIV/Aids e por fim, Janela da Escuta: o adolescente especialista de si e a tessitura de uma rede sob medida, uma clínica interdisciplinar composta por médicos, psicólogos, nutricionista, artistas, etc. 

Foto: Janela da Escuta.

O evento é voltado para profissionais e estudantes que trabalham no campo das adolescências, da saúde, educação, psicanálise, arte, e direito. As inscrições devem ser realizadas pelo link até o dia 9 de novembro. 

Confira a programação completa e acompanhe o projeto pelo Instagram.


Leia também: