Relação médico-paciente é colocada em debate
03 de setembro de 2014

Professor Cláudio de Souza, coordenador do Cetes, e professor José Renan da Cunha Melo, presidente da mesa.
A mesa-redonda “Aspectos bioéticos na relação paciente, profissional de saúde e a sociedade”, presidida pelo professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG (CIR), José Renan da Cunha Melo, aconteceu na manhã de hoje, no auditório do Centro de Tecnologia da Faculdade de Medicina (Cetes).
O pediatra e bioeticista José Carvalhido Gaspar falou sobre “O consentimento livre e esclarecido e a capacidade de decisão”. Utilizando trechos da declaração de Direitos Humanos, o convidado atribuiu ao profissional de Saúde o dever de informar o paciente para que este tenha liberdade nas decisões de seu tratamento.
Segundo ele, esta autonomia deve prevalecer ao paternalismo da medicina tradicional, quando o paciente obedecia, sem questionamentos, às ordens médicas. O psiquiatra Geraldo Caldeira apresentou o tema “Privacidade, confidencialidade e sigilo profissional”. Para ele, “o mundo contemporâneo requer cada vez mais ética na relação médico-paciente”. Destacando a importância da linguagem para a construção de uma ligação receptiva e confiável, o palestrante afirmou que o médico deve saber “o que dizer, como dizer e quando dizer”.
Na ocasião, o professor do CIR e coordenador do Cetes Cláudio de Souza, abordou, ainda, os “Aspectos éticos do uso da tecnologia na relação médico-paciente”. Segundo ele, o implemento de aparatos tecnológicos tem modificado os paradigmas nas práticas de Saúde, por isso é primordial que o profissional saiba usar essas ferramentas de forma equilibrada. Ele destaca que “o médico não deve deixar que as novas tecnologias atrapalhem o relacionamento com o paciente”. Ao final das palestras, os participantes foram convidados à debaterem os temas tratados.
A mesa-redonda “Aspectos bioéticos na relação paciente, profissional de saúde e a sociedade”, faz parte do eixo temático 5: Bioética, ética e profissionalismo.
3º Congresso
A programação do 3º Congresso Nacional da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG reúne sete conferências, mais de 10 palestras e 40 mesas-redondas em torno do tema “Cenários da Saúde na Contemporaneidade”.
O Congresso vai até 5 de setembro, com atividades de 8h às 18h, diariamente, divididas em oito eixos temáticos. O Congresso conta ainda com programação cultural, com exibição de filmes, exposições, lançamento de livros e apresentações ao longo da programação.
A Secretaria executiva do 3º Congresso Nacional da Faculdade de Medicina da UFMG atende na sala Oswaldo Costa, 21, térreo da Unidade.
Acesse a programação completa.
Acesse a página eletrônica do 3º Congresso Nacional de Saúde.
Mais informações: 3409 9105 ou 3409 8055, ou ainda pelo e-mail 3congresso@medicina.ufmg.br