“Requisitos para ser uma pessoa normal” é atração do MedCine


18 de setembro de 2018


Maria, uma mulher peculiar de 30 anos, tem um objetivo: ser uma pessoa normal. Mas, cá entre nós, de perto, quem é normal? As fragilidades do conceito de normalidade são levantadas no longa-metragem “Requisitos para ser uma pessoa normal”, em cartaz no projeto MedCine deste mês. A exibição faz parte da programação do projeto Vida mais Viva, que promove ações durante todo o mês em decorrência do Setembro Amarelo.

A apresentação será no dia 26 de setembro, às 18h15, na sala 62 (Amilcar Viana, térreo da Faculdade de Medicina da UFMG). A entrada é gratuita e aberta ao público. A sessão será comentada pela socióloga e psicanalista Maria Bernadete de Carvalho, cofundadora do MedCine e professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina.

No longa de 2015, a protagonista lista alguns requisitos para ser normal, mesmo sem saber exatamente o que isso significa. Com ajuda de seu irmão mais novo Alex, um homem com transtornos mentais, mas que atinge todas os requisitos da lista, e de Borja, um rapaz obcecado com dietas, Maria se propõe a ir atrás de seus objetivos e alcançá-los.

MedCine

As sessões do MedCine ocorrem geralmente na última quarta-feira de cada mês. As exibições são gratuitas e abertas ao público interessado. O projeto é uma realização do Napem, com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina da UFMG.

Leia mais: Projeto Vida Mais Viva promove ações no Setembro Amarelo