Faculdade integra a Rede Universitária de Telemedicina

15 de dezembro de 2015

IMG_4870

Faculdade inaugura a unidade de Telemedicina da Rede Universitária de Telemedicina (Rute)

A unidade de Telemedicina da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) foi inaugurada nessa segunda-feira, 14 de dezembro, no Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da Faculdade de Medicina da UFMG. Com essa integração, a Rute completa 120 instituições. Segundo o vice-diretor da Faculdade, Humberto José Alves, a inauguração é uma nova fase de trabalho colaborativo e união de esforços pela Telessaúde.

Iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Rute é uma rede que visa apoiar e aprimorar a infraestrutura de comunicação de Telessaúde no país. Ela interliga instituições de ensino e facilita a integração do atendimento e pesquisa de saúde no Brasil.

Para o coordenador nacional da Rede, Luiz Ary Messina, a inauguração da sala de Telemedicina na UFMG reforça a participação da Faculdade no desenvolvimento da área. “Quando o Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes foi lançado em 2007, a UFMG foi porta-voz do projeto em Minas Gerais. O mesmo aconteceu com a Universidade Aberta do Sistema único de Saúde (UNA-SUS), em 2010”, disse. “Agora, com a adesão à rede, a Universidade contribuirá ainda mais na ampliação da saúde e da qualificação dos profissionais no país”, continuou.

Com a associação entre as ferramentas e conteúdos desenvolvidos pela Rute e o trabalho de Telessaúde desenvolvido pelo Cetes desde 2004, como no Laboratório de Simulação (LabSim) e o Núcleo de Informática em Saúde (Cins), a Faculdade quer atingir até 20% da carga horária de seus cursos por ambiente virtual. “Assim, os alunos terão experiências como assistir a cirurgias via internet, como já acontece hoje em transmissões feitas pela Rede a alunos residentes”, afirmou Luiz.

A vice-reitora da UFMG, Sandra Goulart, destacou que a integração da Universidade na rede potencializará o papel da Instituição de produção, divulgação e uso social da pesquisa científica.

Para o coordenador geral do Cetes, Claudio de Souza, os grupos de estudos de temas específicos (SIGs), as discussões de casos clínicos e o ensino a distância por webconferências da Rute permitirão a ampliação de saberes de profissionais da Medicina e das outras instituições.

O evento também contou com a presença do diretor da Faculdade de Medicina, Tarcizo Afonso, e foi transmitido por videoconferência para os demais membros da Rede, presentes em diferentes estados do Brasil.

Confira a apresentação do  coordenador da Rute, Luiz Ary Messina, exibida durante o evento de inauguração.