Saúde mental na pandemia é tema de debates entre pesquisadores e gestores
Impactos entre profissionais de saúde e desafios da gestão são focos da sexta parte do Websimpósio.
31 de julho de 2020 - APS, Covid-19, saúde mental, Simpósio
A saúde mental durante a pandemia de covid-19 é tema principal da sexta parte do websimpósio “A APS no enfrentamento da pandemia de covid-19 – Minas Gerais: situação atual, desafios e diretrizes adotadas”. O evento será transmitido no dia 4 de agosto, às 14h.
Serão discutidos os cuidados em saúde mental durante a pandemia, os impactos específicos para profissionais de saúde e a gestão pública sobre o tema.
A programação conta com Ana Marta Lobosque (psiquiatra, doutora em filosofia, escritora e militante da luta antimanicomial), Maria Dilma Alves Teodoro (coordenadora geral de saúde mental, álcool e outras drogas do DAPES/SAPS/MS) e Fernando Siqueira (psiquiatra, psicanalista e gerente da rede de saúde mental de Belo Horizonte).
A moderação será feita pelo professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Helian Nunes, que é coordenador do projeto de extensão TelePAN.
Para mais informações, acesse a página do evento.
Na primeira parte do websimpósio, que aconteceu no dia 30 de abril, os temas abordados foram os aspectos socioecônomicos e epidemiológicos da doença, bem como a APS no enfrentamento da pandemia. Já a segunda parte exemplificou a situação com os casos de Belo Horizonte e Bom Sucesso.
Na terceira parte, a abordagem foi o papel e os desafios do agente comunitário de saúde (ACS) nesse contexto. A quarta parte tratou da estruturação do SUS e, por fim, a quinta parte debateu as estratégias de isolamento social.
A transmissão estará disponível no canal do Cetes no horário marcado: