Acesso interno

Saúde mental na pandemia é tema de debates entre pesquisadores e gestores

Impactos entre profissionais de saúde e desafios da gestão são focos da sexta parte do Websimpósio.


31 de julho de 2020 - , , ,


A saúde mental durante a pandemia de covid-19 é tema principal da sexta parte do websimpósio “A APS no enfrentamento da pandemia de covid-19 – Minas Gerais: situação atual, desafios e diretrizes adotadas”. O evento será transmitido no dia 4 de agosto, às 14h.

Serão discutidos os cuidados em saúde mental durante a pandemia, os impactos específicos para profissionais de saúde e a gestão pública sobre o tema.

A programação conta com Ana Marta Lobosque (psiquiatra, doutora em filosofia,  escritora e militante da luta antimanicomial), Maria Dilma Alves Teodoro (coordenadora geral de saúde mental, álcool e outras drogas do DAPES/SAPS/MS) e Fernando Siqueira (psiquiatra, psicanalista e gerente da rede de saúde mental de Belo Horizonte).

A moderação será feita pelo professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Helian Nunes, que é coordenador do projeto de extensão TelePAN.

Para mais informações, acesse a página do evento.

Na primeira parte do websimpósio, que aconteceu no dia 30 de abril, os temas abordados foram os aspectos socioecônomicos e epidemiológicos da doença, bem como a APS no enfrentamento da pandemia. Já a segunda parte exemplificou a situação com os casos de Belo Horizonte e Bom Sucesso.

Na terceira partea abordagem foi o papel e os desafios do agente comunitário de saúde (ACS) nesse contexto.  A quarta parte tratou da estruturação do SUS e, por fim, a quinta parte debateu as estratégias de isolamento social.

A transmissão estará disponível no canal do Cetes no horário marcado: