Seminário reúne representantes de diferentes países

A mesa-redonda será a partir das 14h30 do dia 5, e traz como tema “A educação em minha instituição e em meu país”.

29 de agosto de 2014

O 1º Simpósio Internacional de Educação em Saúde vai encerrar as atividades do 3º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, a partir das 14h30 do dia 5 de setembro, no Auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), na sala 614, 6º andar da Unidade.

“Esse seminário foi criado para aumentar o alcance do Congresso: agora podemos considerá-lo internacional”, explica o professor do Departamento de Cirurgia e coordenador do simpósio, Andy Petroianu.

A mesa-redonda tem como tema “A educação em minha instituição e em meu país”, e cada um dos palestrantes irá apresentar como funciona a educação em Saúde em sua instituição de origem. Posteriormente haverá um debate entre os membros da mesa e os ouvintes.

Entre os convidados internacionais estão importantes profissionais da saúde. São eles o professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia e do Centro de Simulação Obstétrica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal, Diogo Ayres de Campos; o psicanalista e professor da Universidad de Antioquia da Colômbia, Mario Elkin Ramírez Ortiz; e o psiquiatra e psicanalista de Bordeaux, França, e membro da Associação Mundial de Psicanálise, Philippe Lacadée que, no dia anterior ao início do Congresso, 2 de setembro, ministrará a palestra “Adolescência e Risco”, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG.

Também ministrarão a palestra a coordenadora da rede de informação em português da Organização Mundial da Saúde (OMS), Regina Ungerer, e professores da Faculdade de Medicina da UFMG, como as professoras do Departamento de Pediatria Benigna Maria de Oliveira e Cristina Gonçalves Alvim e o Emérito da UFMG Alcino Lázaro da Silva. A participação é aberta a todos no Congresso.

Para o professor Andy, as palestras irão trazer novos conhecimentos sobre o ensino da saúde, principalmente dos convidados de fora do país. “As discussões poderão nos dar diversas ideias para a aplicação na nossa instituição”, conclui.

Congresso
O 3º Congresso Nacional da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG será realizado de 3 a 5 de setembro, na própria unidade, e é aberto a alunos, professores e profissionais da área. As inscrições podem ser feitas até 2 de setembro, dia de abertura do Congresso, pela página do evento.

Acesse a programação completa.