Sono tem impacto sobre envelhecimento; mini simpósio aborda o tema nesta terça-feira

08 de março de 2019

Dormir bem é envelhecer com saúde. O tema da Semana do Sono deste ano, comemorada de 11 a 17 de março, alerta sobre a importância do descanso e seus impactos no organismo, e será destaque no mini simpósio “Sono, saúde e envelhecimento”. O evento é promovido pela Liga Acadêmica de Medicina do Sono da Faculdade de Medicina da UFMG, e ocorre na próxima terça-feira, 12 de março, das 19h às 21h30, no Salão Nobre da Instituição.

“Vamos falar sobre dormir bem para envelhecer bem e as consequências, a longo prazo, de dormir mal. Entre elas, déficits cognitivos, problemas cardiovasculares e de hipertensão arterial”, afirma o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Rogério Beato.

O professor comenta que, durante o evento, irá apresentar dados inéditos de pesquisa que está sendo conduzida por ele para avaliar a qualidade do sono de estudantes universitários. “Os estudantes estão dormindo pouco e mal”, adianta.

A programação, aberta ao público, também inclui palestra do professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Helian Nunes de Oliveira. Ele irá falar sobre abuso de medicamentos ligados ao sono.

Já o professor do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Marco Tulio de Mello, abordará a privação do sono e consequências para a saúde.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email (lamedsono.ufmg@gmail.com). Os interessados precisam enviar nome completo, RG, CPF, curso e período.

Serviço:
Data: 12 de março de 2019