Videoconferência aborda briefing na pré-simulação

03 de agosto de 2018

O primeiro encontro do Grupo de Interesses Especiais em Simulação em Saúde (SIG Sim Saúde) do segundo semestre abordará o tema “O papel do briefing na pré-simulação”, na terça-feira, 7 de agosto, às 12h, na sala de videoconferência do Cetes.

A discussão será conduzida pela enfermeira e subcoordenadora do Grupo, Monalisa Gresta. De acordo com Monalisa, a simulação clínica é considerada uma estratégia de ensino e aprendizagem essencial na educação em saúde. Por isso, é preciso criar um ambiente para que estudantes possam interagir ativamente entre si, de modo seguro, para a prática da simulação eficaz e uma aprendizagem reflexiva. “A fase que precede a simulação, conhecida como pré-briefing, briefing, ou pré-simulação, não tem sido explorada em toda a sua potencialidade. Esta fase é a que dá o “tom” de toda a experiência da simulação e debriefing”, explica.

A videoconferência será baseada no artigo “Establishing a safe container for learning in simulation”. Para Monalisa, um pré-briefing bem estruturado pode criar um ambiente psicologicamente seguro e positivo para o aprendizado.

Podem participar dos encontros dos SIG Sim Saúde alunos, professores e demais interessados no assunto.

SIG Sim Saúde
A Faculdade de Medicina da UFMG e o Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) recebem, toda primeira terça-feira do mês, videoconferências com temas relacionados à simulação em saúde.

O SIG Sim Saúde pertence à Rede Universitária de Telemedicina (Rute), que reúne grupos de interesses especiais em saúde e conta com sessões colaborativas em que profissionais das instituições pertencentes à rede se reúnem para discutir, virtualmente, temas de ensino, pesquisa e assistência.

As videoconferências são realizadas mensalmente, das 12h às 13h, na sala de videoconferência do Cetes, no 6º andar da Unidade. Certificados de participação são emitidos pelo Centro de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG.

Leia mais: Videoconferências mensais abordam o uso da simulação em saúde