“Viver é perigoso… em tempos de pandemia e infodemia”: Cememor realiza exposição no Hall nesta semana

Projeto é parceria com o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) e tem membros da Faculdade de Medicina e da Escola de Belas Artes

06 de novembro de 2023 - , , ,

O Centro de Memória da Faculdade de Medicina (Cememor) realiza nesta semana, de 6 a 11 de novembro, a exposição “Viver é perigoso… em tempos de pandemia e infodemia”. O projeto é uma parceria com o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG.

A exposição ocupa o Hall da Faculdade de Medicina. Visitas guiadas serão oferecidas de 7 de novembro (terça-feira) até 9 de novembro (quinta-feira), das 9h às 10h. Ela é resultado do projeto “Viver é perigoso… em tempos de pandemia e infodemia – O que podemos aprender com a história, a cultura e a arte das pandemias passadas?”.

A curadoria é da professora Luciana Diniz Silva, do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina (CLM), do professor Eugênio Paccelli da Silva Horta, do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes, e de Thâmara Cunha Carvalho, estudante da graduação em Artes Visuais pela UFMG e bolsista de iniciação científica do IEAT.

A exposição também é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa MeTsarte: Transdisciplinaridade – elo entre história, medicina, saúde, tecnologia e arte da Faculdade de Medicina da UFMG e da equipe do Cememor.

Cememor

O Centro de Memória da Medicina (Cememor) é dedicado à investigação da História da Medicina em geral e do desenvolvimento da ciência principalmente em Minas Gerais, com foco na trajetória da Faculdade de Medicina da UFMG desde sua fundação, em 1911.  Seu acervo conta com inúmeros elementos que demonstram o desenvolvimento do campo, como obras de arte, livros raros, revistas e jornais antigos especializados em saúde, instrumentos cirúrgicos, equipamentos médicos, fotografias, louças, flâmulas, etc. que ilustram a trajetória das ciências médicas e de seus personagens ilustres. Seu acervo é estimado em cerca de 100 mil itens. O Centro está localizado no andar térreo da Faculdade e está aberto ao público de segunda à sexta, de 8:00 às 17:00.