Webconferências do Saber: Contemporaneidade abre série de lives da Faculdade de Medicina

Palestra será realizada pelo professor aposentado da Faculdade de Medicina, João Gabriel Fonseca.

08 de julho de 2020 - ,

No dia 15 de julho acontecerá a primeira Webconferência do Saber, série de lives promovidas pela Faculdade de Medicina da UFMG. O tema da palestra é “Medicina na Contemporaneidade“, que será realizada pelo professor aposentado João Gabriel Fonseca, pelo Youtube, às 14h30

Para o diretor da Faculdade, professor Humberto José Alves, a série de lives vai envolver toda a comunidade nos principais temas da Medicina. “Durante o período da pandemia a Faculdade de Medicina não parou suas atividades, de forma remota, um minuto sequer. As webconferências são mais um esforço em envolver profissionais de saúde, sejam alunos ou ex-alunos, professores, servidores e o público em geral, nas discussões mais profundas de nosso setor”, comenta.

As Webconferências do Saber promoverão palestras com expoentes da saúde, sendo que cada um dos 12 departamentos da Faculdade de Medicina da UFMG discutirá os temas mais atuais de sua área.

A mediação do primeiro evento será feita pelo professor Humberto José Alves. O tema foi definido pelo professor João Gabriel, a convite da diretoria. “É uma reflexão importante, pois vivemos uma grande transformação em uma rapidez enorme no que se refere ao excesso de informações e isso tem um impacto sobre a prática médica, seja positivo ou negativo”, explica o professor.

Conferencista

João Gabriel Marques Fonseca trabalhou por 41 anos como professor do Departamento de Clínica Médica antes de se aposentar, em 2016. Possui graduação pela Faculdade, onde também fez Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical e Doutorado em Clínica Médica.

Como médico, atua nas áreas da promoção da saúde, prevenção do estresse e no campo da Medicina do músico. Além disso,  é professor da Escola de Música da UFMG, onde desenvolve estudos sistemáticos das relações da técnica de performance de instrumentos musicais com as doenças ocupacionais de músicos.

Confira mais ações da Faculdade de Medicina durante a pandemia de covid-19 pelo site especial de enfrentamento da crise.