Horto Medicinal pode inaugurar unidade em Santana do Riacho


04 de maio de 2011


O Horto Medicinal, projeto coordenado por professores do campus Saúde da UFMG, está em vias de expansão. Em breve, uma nova unidade poderá ser inaugurada na região da Serra do Cipó, no município de Santana do Riacho. Uma comitiva formada por professores e representantes do Horto Medicinal visitou o local na última segunda-feira, dia 2 de maio. O espaço já foi liberado pelo prefeito Agnaldo Silva e aguarda aprovação da câmara dos vereadores.

Horto Medicinal - Bruna Carvalho

Comitiva do campus Saúde em visita ao terreno do Horto Medicinal em Santana do Riacho

O objetivo do Horto Medicinal é estruturar um espaço dedicado ao cultivo de plantas utilizadas no tratamento de doenças. O projeto envolve atividades de pesquisa e extensão relacionadas a ervas medicinais e alimentares, incentivando ainda a educação ambiental. A iniciativa despertou o interesse do município, que também possui convênio com a UFMG para receber alunos do internato rural dos cursos de Medicina e Nutrição.

O professor Ajax Pinto Ferreira, coordenador do Centro de Memória da Medicina (Cememor) e um dos idealizadores do projeto, considera que essa nova unidade será de grande importância para o crescimento do Horto Medicinal. “A área é bastante extensa e permitirá a ampliação do estudo dessas plantas não-convencionais e a promoção da saúde”, afirma.

Origens
O Horto Medicinal surgiu em decorrência de um projeto voltado para a popularização da ciência. Denominado “Plantas Medicinais no contexto da promoção da Saúde”, esse projeto foi idealizado por Ajax Ferreira, professor do curso de Medicina e coordenador do Cememor; José Divino Lopes Filho, professor do curso de Nutrição; e José Lucas Aleixo, pesquisador da Fundação Ezequiel Dias (Funed).