Visão Computacional é tema de Seminários de Pesquisa

05 de setembro de 2008

Na próxima segunda-feira, dia 8 de setembro, a Faculdade de Medicina vai se aprofundar no universo da Computação. Dentro da programação dos Seminários de Pesquisa, o professor Mário Montenegro Campos, do Departamento de Computação Científica da UFMG, profere a palestra Visão Computacional.

“Esta é uma área da ciência que, a partir de múltiplas imagens, é capaz de produzir modelos de objetos captados de outras imagens”, define o palestrante. Segundo ele, a relação entre medicina e este campo da ciência está cada dia mais estreita. “Esta tecnologia permite, a partir de imagens tridimensionais, ‘gerar’ pacientes virtuais, por exemplo”, esclarece.

Este será o segundo “Seminário de Pesquisa” do mês de setembro, realizados sempre às segundas-feiras. O objetivo é divulgar trabalhos de pesquisa realizados, tanto para a comunidade interna,  e externa da Faculdade de Medicina da UFMG.

O tema da semana seguinte, no dia 15 de setembro, será a “Síndrome Poliúricas“. O professor Luiz Armando de Marco, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas a Cirurgia e à Oftalmologia da Faculdade de Medicina, irá falar sobre os aspectos moleculares desta doença, que afeta o metabolismo da água no organismo.

Vitamina D e Osteoporose” é o tema do quarto seminário do mês, que acontece no dia 22 de setembro. A professora Maria Marta Sarquis Soares, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, irá apresentar como a relação entre o metabolismo da Vitamina D e esta doença, que atinge os ossos.

No último seminário do mês, dia 29 de setembro, o tema será “T. cruzi – monócitos – linfócitos: mecanismos celulares da geração de resposta imune patogênica ou protetora“, proferido pela professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Walderez Dutra. A palestra será sobre como o Trypanossoma cruzi, agente causador da doença de Chagas, consegue, muitas vezes, “enganar” o sistema imunológico.

Mais informações: 3409 9647

Programação de setembro
Local: Faculdade de Medicina da UFMG. Av. Prof. Alfredo Balena, 190. S
ala 138. BH. MG.