Insônia é o próximo assunto do ´Quarta da Saúde`


05 de setembro de 2012


Dormir é um processo natural, mas dormir bem é uma lição que pode ser aprendida. E no dia 19 de setembro, parte desse ensinamento será dado pelo psiquiatra e professor do departamento de Saúde Mental, Frederico Garcia. Ele estará à frente da palestra “ Insônia”, do projeto “Quarta da Saúde”, marcada para as 12h30, na sala 150 da Faculdade de Medicina da UFMG. A entrada é aberta ao público.

Bastante comum, principalmente nos mais velhos, a insônia é um problema que, em grande parte das vezes, pode ser resolvido com mudanças comportamentais ou de hábitos. “O sono ruim é uma fonte de sofrimento. Há muitas formas de tratamento, mas as pessoas e os próprios médicos costumam recorrer aos medicamentos, que deveriam ser a última saída”, avalia o palestrante.

Durante a aula, Frederico Garcia vai explicar os transtornos mais recorrentes que podem resultar em insônia, além de explicar a falta de sono comum entre os idosos. “Com o envelhecimento, vamos perdendo horas de sono. Mas o idoso vê isso de forma negativa, porque acaba se sentindo solitário à noite”, afirma Garcia, que também dará dicas de como rastrear possíveis doenças do sono.

A palestra “Insônia” será gratuita, aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Sobre o Quarta da Saúde

O projeto “Quarta da Saúde” é realizado sempre na terceira quarta-feira do mês. A proposta é abordar temas sobre saúde de forma ampla e com linguagem acessível ao público em geral. A iniciativa é do Centro de Extensão (Cenex-MED) e da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Faculdade de Medicina da UFMG.