Homenagem a mais antigos abre Semana do Servidor

23 de outubro de 2007

Em sessão realizada ontem, 22 de outubro, a Faculdade de Medicina abriu uma série de eventos comemorativos da Semana do Servidor, homenageando os servidores mais antigos em exercício na Unidade: o professor Roberto Assis Ferreira e a técnica em educação Ercília Aparecida de Souza.

A mesa de honra foi composta pelo diretor, professor Francisco José Penna, pelo vice-diretor, professor Tarcizo Afonso Nunes, pelo presidente da Associação dos Ex-Funcionários da Faculdade de Medicina, Domingos Alves de Carvalho e pelo gerente administrativo, Maurílio da Silva Elias.

Roberto Assis Ferreira, ao receber a placa de homenagem das mãos do diretor (foto) , 22out_anderson_dia-do-servidor_9_26_edited.JPGagradeceu pela distinção e se disse muito satisfeito por ser lembrado por uma instituição tão respeitada como é a Faculdade de Medicina da UFMG. “Tenho muito orgulho de trabalhar aqui”, declarou.

Em discurso descontraído, o gerente Maurílio Elias, há mais de 20 anos na Medicina, destacou a importância do trabalho dos que nos antecederam. Ao lembrar os servidores aposentados, justificou que esse reconhecimento se expressa em seu comportamento.

“Sempre que um servidor aposentado chega à minha sala, eu paro tudo e dou um abraço nele”, afirmou Maurílio, declarando acreditar que este seja o mínimo de reconhecimento que se pode prestar a quem fez a história dessa Universidade. “Parabéns a todos os antigos, que plantaram o que hoje nós funcionários mais recentes podemos colher”, agradeceu.

Em agradecimentos também se resume a fala do presidente da Associação dos Ex-funcionários, Domingos Alves de Carvalho. Emocionado, ele se referiu, principalmente, “Em nome de todos os ex-funcionários”, à toda a consideração e respeito demonstrados pela Unidade com a categoria.

Os diretores da Faculdade reforçaram a importância do simbolismo que a homenagem expressa, no momento representados por um professor e por uma funcionária, e reconheceram a importância de eventos como estes. O diretor Francisco Penna lembrou ainda que a iniciativa, da Reitoria, integra as comemorações dos 80 anos da UFMG.

Ao agradecer pela presença das pessoas que prestigiaram a solenidade, o vice-diretor, professor Tarcizo Afonso, agradeceu à Seção de Recursos Humanos e à Assessoria de Comunicação Social, pela organização do evento. Uma apresentação musical finalizou a cerimônia.

QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS

Roberto Assis Ferreira é professor adjunto do Departamento de Pediatria da mesma Faculdade onde se formou, em 1965. Sempre ativo e engajado politicamente, já ocupou diversos cargos representativos, dentre eles o de presidente de honra da Sociedade Mineira de Pediatria (96-97), da qual foi Tesoureiro (1968) e onde continua como colaborador. Titulou-se doutor em Ciências da Saúde pela UFMG, em 2000. É um dos fundadores e um dos mais respeitados integrantes do Núcleo de Investigação de Anorexia e Bulimia do Hospital das Clínicas da UFMG (NIAB). Atualmente coordena o Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem). Integra o Círculo Psicanalítico de Minas Gerais e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Ercília Aparecida de Souza, assistente de administração do Centro de Graduação (Cegrad), ingressou como na UFMG como secretária do professor aposentado José Caetano Cançado, no Hospital das Clínicas. Transferida para a Faculdade de Medicina, foi a Secretária do Colegiado de Medicina até meados de 2005. Ercília, que recentemente superou uma série de dificuldades pessoais, sempre com coragem e determinação, constitui-se em exemplo de vida, força e determinação.

Medicina homenageia servidores com programa diversificado – 16 de outubro de 2007

Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG
Redação e fotos: Anderson Siqueira – Estudante de Jonalismo