2° edição da Semana do Som da UNESCO traz mesa redonda a Belo Horizonte

Volume e compreensão do som nos meios de comunicação é o tema discutido na palestra com profissionais renomados da área

13 de abril de 2023 - , ,

Foto: Arquivo / Faculdade de Medicina da UFMG

A 2° Edição da Semana do Som da UNESCO traz a Belo Horizonte uma mesa redonda com o tema: “Volume e compreensão do som nos meios de comunicação”. Com participação de profissionais renomados nacionais e internacionais com ampla experiência no universo da difusão sonora na televisão, rádio e outras mídias, o evento acontece na próxima terça-feira, 18 de abril de 2023, às 15h e será transmitido via Zoom.

Para os alunos que estiverem na Faculdade de Medicina da UFMG e se interessarem pelo evento, este será transmitido no Salão Nobre da unidade.

“A semana do som da Unesco coloca a sociedade no centro das discussões sobre o som. É uma ação de acontece em mais de 17 países e produziu frutos na arte, na saúde pública e pesquisa científica. Belo Horizonte recebe a segunda edição no Brasil com um tema contemporâneo e onipresente em todos os lares: o volume e a compressão dos sons difundidos pelas mídias”, pontua a professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFMG, Thamara Suzi dos Santos.

O evento contará com tradução simultânea francês-português, é totalmente gratuito e aberto para toda a sociedade que tenha interesse no assunto.

Para participar, basta fazer a inscrição através do formulário, porém, as vagas são limitadas.

Mais informações: semanadosomdaunesco@gmail.com ou pelo Instagram @semanadosom_unesco.

Sobre a Semana do Som

A Semana do som da UNESCO acontece há mais de 20 anos na França, e este ano, está trazendo sua 2° edição para o Brasil. O evento é baseado em 5 objetivos: ambiente sonoro, técnicas de registro e difusão sonora, relação entre imagem e som, expressão musical e sonora, e saúde auditiva.

Para o ano de 2023, acontecem ações durante o mês de abril com o tema “Brasil e som: onde estamos e para onde vamos?”. O evento de origem francesa, fruto do esforço dos cidadãos comuns, da associação La Semaine du Son e, mais recentemente, apoiado pela UNESCO, tem contribuído sistematicamente para o desenvolvimento de ações coletivas relacionadas ao som com impacto na cultura, educação, arte, saúde e planejamento urbano.

Ainda embrionário no Brasil, acredita-se em parcerias nos diferentes âmbitos da sociedade para fortalecer o evento, fomentar a participação do público em geral para obter repercussões importantes no cotidiano da sociedade.

Lidera a iniciativa, após viver três anos na França, sendo dois ligados a “La Semaine du son de L’Unesco”, a professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Thamara Suzi dos Santos, como pesquisadora responsável pelo estudo pioneiro sobre música comprimida (l’étude pionnière sur la musique compressée), em colaboração com o professor Paul AVAN, diretor do Centro de Pesquisa e Inovação em Audiologia Humana do Instituto Pasteur, dividindo a liderança com a Dra. Isabella Monteiro de Castro Silva, professora do curso de Fonoaudiologia na UNB.

“Considerando a minha participação, uma pesquisadora brasileira, no estudo que produziu os primeiros resultados sobre supercompressão de sons e audição, eu me sinto honrada de iniciarmos esta discussão na instituição que me formou (sou egressa do curso de Fonoaudiologia) e que hoje eu trabalho.  Não tenho dúvidas que produziremos boas reflexões durante esta mesa redonda”, afirma a professora.