Faculdade promove live sobre saúde 4.0 com professor da Universidad Autónoma de Zacatecas

Promovido pelo Departamento de Anatomia e Imagem, evento abordará uso da inteligência artificial no cuidado à saúde com professor mexicano José Manuel Ortiz Rodríguez.

20 de agosto de 2020 - , ,

A próxima Webconferência do Saber terá como tema a “Saúde 4.0: A Inteligência Artificial no Cuidado da Saúde”. O convidado é o professor José Manuel Ortiz Rodríguez, da Universidad Autónoma de Zacatecas (UAZ – México). A transmissão será feita pela página do Youtube da Faculdade de Medicina da UFMG no dia 26 de agosto, às 14h30.

O evento é promovido pelo Departamento de Anatomia e Imagem (IMA) e faz parte de uma série de lives propostas pela Faculdade com palestras de expoentes da saúde, sendo que cada um dos 12 departamentos da Instituição discutirá os temas mais atuais de sua área.

A palestra busca analisar a evolução e o papel das tecnologias da indústria 4.0 na saúde, orientando sua abordagem para a área da ciência de dados, nos quais o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial é um tema chave. Além disso, serão apresentadas as parcerias desenvolvidas entre o Laboratório de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Inteligência Universidade Artificial da UAZ e o IMA, que envolvem inteligência artificial para o diagnóstico de doenças.

O chefe do IMA, professor Paulo Márcio Campos de Oliveira, será o mediador do evento. O professor também estuda ciências e técnicas nucleares. “No momento de uma pandemia, nada melhor do que adquirirmos novos saberes, principalmente em relação a inteligência artificial, que é uma ferramenta extremamente útil em diversas aplicações e na área da saúde deverá auxiliar sobremaneira os profissionais, melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, comenta Paulo.

“A maior arma contra as adversidades é o conhecimento”

Uma característica do evento é a interação internacional, de distintos saberes, em prol da evolução das práticas em saúde e da ciência. “Esse tipo de troca cultural e de conhecimento entre pesquisadores, principalmente de áreas distintas, pode contribuir com grandes resultados no crescimento científico de ambas instituições de origem, impactando diretamente na educação”, completa Paulo, que aponta a interprofissionalidade, com engenheiros, tecnólogos em radiologia, médicos de várias especialidades e outros perfis profissionais trabalhando juntos.

A palestra será proferida em espanhol.

Saúde 4.0

Nos últimos anos, o setor da saúde tem evoluído em um ritmo acelerado devido à transformação digital trazida, entre outros fatores, pela chamada indústria 4.0. “A área da saúde tem sido uma das áreas mais favorecidas, o que tem levado a importantes avanços científico-tecnológicos que estão gerando uma mudança de paradigma da Saúde”, explica o professor José Manuel Ortiz.

“Essa mudança está impulsionando o desenvolvimento de um novo tipo de tecnologia que distingue-se por ser preditiva, personalizada, pró-ativa e participativa”

Segundo o professor, essa tecnologia está gerando mudanças drásticas na sociedade, “permitindo a fusão dos mundos biológico, digital e físico em combinação com tecnologia de Inteligência Artificial, que pressagia uma transformação ainda mais drástica da realidade que vivemos agora”.

Ele cita algumas das vantagens. “Primeiro, médicos e profissionais de saúde têm a possibilidade de melhorar sua capacidade de atenção; segundo, administradores podem lidar com processos administrativos e de serviço de forma mais eficiente e em última análise, os pacientes poderiam receber cuidados de melhor qualidade”.

Conferencista

O professor José Manuel Ortiz Rodríguez é engenheiro de Comunicações e Eletrônica pela Universidad Autónoma de Zacatecas (UAZ), mestre em Ciências Nucleares pela UAZ e doutor em Engenharia e Tecnologia pela Universidade de Córdoba (Espanha). Ele é co-fundador e membro do Núcleo Acadêmico Básico da Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia e Tecnologia Aplicada da UAZ. Além disso, é fundador e coordenador do Laboratório de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Inteligência Artificial (LIDTIA) da UAZ.

Webconferências do SaberSalud 4.0: La Inteligencia Artificial en el cuidado de la Salud (Saúde 4.0: A Inteligência Artificial no Cuidado da Saúde).
Palestrante: José Manuel Ortiz Rodríguez, Universidad Autónoma de Zacatecas (México)
Quando: dia 26 de agosto, às 14h30
Onde: Transmissão via Youtube
Promoção: Departamento de Anatomia e Imagem (IMA)

Relembre como foram os eventos anteriores:

Confira mais ações da Faculdade de Medicina durante a pandemia de covid-19 pelo site especial de enfrentamento da crise.

* Atualizada em 21 de agosto