A importância da simulação clínica no ensino da saúde é tema de encontro

Evento debate o uso da tecnologia no ensino para ajudar a diminuir erros


24 de julho de 2019 - , , , , , ,


A partir do dia 6 de agosto, os encontros do Grupo de Interesses Especiais em Simulação em Saúde (SIG SIM Saúde) da Faculdade de Medicina da UFMG estão de volta. Na primeira edição deste semestre será debatida a “Simulação clínica no ensino em saúde: reflexões e justificativas a luz da bioética e dos direitos humanos”. A participação garante o recebimento de certificado e não é necessário se inscrever previamente. O evento será às 12h no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), 6º andar da Instituição.

O palestrante convidado será o professor de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RNRaphael Costa, doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) junto à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). Ele falará acerca dos conceitos da bioética e dos direitos humanos em relação ao uso da simulação clínica no ensino dos cursos de saúde. Há nove anos, Costa estuda e trabalha a simulação clínica e, atualmente, tem aprofundado em pesquisas sobre os aspectos da bioética na simulação. 

“… Questões como a minimização de erros em saúde e segurança do paciente são aspectos que fortalecem a justificativa do uso da simulação”

Para ele, é de extrema importância debater esse tema, tendo em vista a discussão mundial sobre o uso de simulação na formação de novos profissionais. “Há uma recomendação da OMS para a utilização dessa estratégia durante a formação em saúde. Aprender e praticar técnicas e ou procedimentos em pacientes em situação de vulnerabilidade passa a ser uma estratégia primitiva, inadequada e eticamente injustificável, sempre que o treino prévio for possível no contexto simulado”, argumenta. “Além disso, questões como a minimização de erros em saúde e segurança do paciente são aspectos que fortalecem a justificativa do uso da simulação”, continua. 

Mas ele destaca que, apesar disso, o tema ainda é pouco pesquisado, o que torna o encontro ainda mais importante. “Os estudos, tanto a nível nacional quanto internacional, sobre a temática da bioética aplicada a simulação ainda são incipientes. Logo, discutir a temática em questão é relevante e atual”, pontua. 

SIG Sim Saúde

A Faculdade de Medicina da UFMG e o Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) recebem, toda primeira terça-feira do mês, videoconferências com temas relacionados à simulação em saúde.

O SIG Sim Saúde pertence à Rede Universitária de Telemedicina (Rute), que reúne grupos de interesses especiais em saúde e conta com sessões colaborativas em que profissionais das instituições pertencentes à rede se reúnem para discutir, virtualmente, temas de ensino, pesquisa e assistência.

As videoconferências são realizadas mensalmente, das 12h às 13h, na sala de videoconferência do Cetes, no 6º andar da Unidade. Certificados de participação são emitidos pelo Centro de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG.