Acessibilidade, inclusão e assistência estudantil garantem permanência na UFMG

Estudantes em situação de vulnerabilidade podem solicitar auxílio financeiro para aulas remotas e suporte pedagógico, entre outras formas de apoio

26 de abril de 2021 - , , , , , ,

Acessibilidade e tradução para Libras são alguns dos recursos de apoio aos estudantes com deficiência. Captura de tela | TV UFMG

A aprovação no Sisu e a entrada em uma universidade pública, como a UFMG, que está entre as melhores do país, é uma conquista que coroa anos de estudo. Para muitos aprovados, no entanto, permanecer na Universidade até a conclusão da formação acadêmica traz grandes desafios, devido às condições de vulnerabilidade socioeconômica. Com objetivo de garantir condições para a permanência dos estudantes, a UFMG desenvolve políticas de ações afirmativas e assistência estudantil.

As atividades de apoio aos estudantes incluem o sistema de cotas raciais e étnicas, e um conjunto de ações fundamentais para assegurar a permanência dos estudantes na Universidade: alimentação nos restaurantes universitários, moradias universitárias, manutenção básica, apoio pedagógico, transporte, inclusão digital, atenção às várias dimensões da saúde, auxílios emergenciais, aquisição de material acadêmico, enriquecimento cultural e expansão da formação acadêmica, lazer, esporte, acesso, inclusão, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência.

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) é responsável e gestora do orçamento oriundo do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que subsidia as ações da UFMG executadas pela Fundação Mendes Pimentel (Fump) por meio do Programa UFMG Meu Lugar.

Para solicitar os benefícios oferecidos pela Fump, os estudantes devem preencher questionário socioeconômico de acordo com a modalidade de seu curso. As orientações estão disponíveis na própria página da Fundação.

Auxílio-alimentação e inclusão digital

Com a suspensão temporária das atividades acadêmicas, inclusive dos restaurantes universitários, por causa da pandemia de covid-19, a UFMG, além de manter as atividades da política de assistência a 7,5 mil estudantes, criou o auxílio financeiro complementar para a alimentação.

A UFMG lançou sua política de inclusão digital para viabilizar condições de acesso ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), adotado para a retomada das atividades acadêmicas, enquanto o distanciamento social prevalecer como medida de segurança sanitária para conter a pandemia.

No ano passado, foram atendidos quase seis mil estudantes da graduação, com computadores e pacotes de dados para acesso à internet. As moradias universitárias também tiveram seus serviços de internet sem fio reestruturados, contemplando mais de 1 mil residentes. As chamadas para participar desses benefícios são divulgadas na página da Prae e da Fump.

Acessibilidade e inclusão

Para estudantes com deficiência, o apoio da Universidade se materializa por ações do do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Entre as funções do órgão, estão a participação dos profissionais na banca de verificação e validação da pessoa com deficiência, produção de material didático em braile, tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e transporte acessível, por meio de carro adaptado, no campus Pampulha.

Outra modalidade de apoio aos estudantes é o plano de desenvolvimento individual, que propõe estratégias para potencializar a aprendizagem e o aproveitamento desses alunos em seu percurso acadêmico.

A UFMG também oferece a Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão, conjunto de atividades acadêmicas destinadas à formação crítica e reflexiva sobre o trabalho com pessoas com deficiência. A iniciativa reúne mais de 30 professores de 12 unidades.

Neste vídeo produzido pela TV UFMG, a diretora do NAI, professora Rosana Passos, traça um panorama das atividades do órgão.