Afinal, o que quer dizer falciforme?

A doença falciforme afeta cerca de 7 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE). Os mesmos dados mostram que 47% dos brasileiros nunca ouviram falar dela.

19 de setembro de 2023 - , ,

* Elen Batista

A doença falciforme é uma condição genética caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos no sangue. Ela faz com que as hemácias (glóbulos vermelhos) do paciente assumam o formato de uma foice ─ por isso o nome falciforme

Essa doença é mais comum em pessoas negras. “A mutação que ocorre no gene causador dessa doença aconteceu em regiões de muita migração para a África, então é uma questão de como o gene proliferou”, explica o professor José Nélio Januário, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e convidado do Saúde com Ciência desta semana.

A doença falciforme pode ser detectada por meio do teste de triagem neonatal, comumente conhecido como teste do pezinho. O professor José Nélio destaca a relevância da descoberta precoce da doença e a importância do teste em recém nascidos.

“Toda criança que nasce tem que ser submetida ao teste de triagem. Se a equipe médica ou o médico que está cuidando de uma determinada criança sabe que ela tem a doença falciforme, ele vai procurar cumprir o protocolo específico para o tratamento dessa condição. Isso favorece muito a criança porque o médico vai saber com o que ele está lidando”.

Professor José Nélio Januário

O tratamento da anemia falciforme se dá através de profilaxia, ou seja, medidas de prevenção e atenuação e, em casos específicos, o transplante de medula óssea é recomendado como meio para a cura da doença. “Mas o transplante não é indicado para todo mundo que tem essa condição. É recomendado para casos mais graves que não evoluíram bem com o tratamento convencional”, explicou o professor.

Saúde com Ciência

No programa Saúde com Ciência desta semana, iremos conversar sobre anemia falciforme, diagnóstico, tratamento e a relação que a condição tem com a questão racial.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.

* Elen Batista – estagiária de Jornalismo

Edição: Alexandre Bueno