Alunos e professora da Faculdade lançam e-book ilustrado sobre hipertensão

Objetivo é trazer informações de qualidade em um formato atrativo para leitores.

28 de setembro de 2020 - , , ,

Capa do primeiro e-book Medpencil – Medicina em Desenho.

Mais do que um lápis na mão e uma ideia na cabeça, as ilustrações podem agregar conhecimentos técnicos e ter valor no ensino profissional. Pensando nisso, um grupo da Faculdade de Medicina da UFMG lançou o e-book “Medpencil – Medicina em Desenho”. A primeira edição tem como tema a hipertensão arterial sistêmica. O livro é uma produção editorial independente ligada ao Laboratório Interdisciplinar de Investigação Médica da Faculdade.

O projeto teve a participação de dois alunos de graduação em Medicina, orientados pela professora Ana Cristina Simões do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. Após o lançamento, o livro fica disponível no Instagram Medpencil. De acordo com a professora, a ideia de criar um e-book que reunisse textos explicativos e desenhos poderia ser de grande valia para estudantes de Medicina, estudantes de outros cursos da área da saúde, médicos residentes e profissionais de saúde.

O destaque das 50 páginas são as ilustrações e diagramações que apresentam um caráter lúdico, mas didático. “As ilustrações são de grande importância para a área de conhecimento e científico, trazendo, além disso, informações de qualidade em um formato muito atrativo para os leitores”, explica Ana Cristina.

Clique aqui para acessar a íntegra.

O tema abordado nesta primeira edição tem grande impacto na sociedade e na área da saúde. “A ideia de iniciar um e-book sobre Hipertensão Arterial Sistêmica se deve à relevância do tema por sua alta frequência principalmente na população adulta e por ser importante fator de risco para doenças cardiovasculares e renais”, explica Ana Cristina. A ideia dos autores é produzir novas edições com outros temas.

Foi abordado também o quadro em crianças e adolescentes, que tem se tornado cada vez mais frequente em função do aumento da obesidade infantil e mudança de hábitos de vida na população pediátrica.

Ilustrada

Captura de tela do e-book. Clique para ampliar.

As ilustrações que levaram à criação do livro são os desenhos esquemáticos e didáticos da aluna Juliana Lacerda. Além dela, o projeto teve participação do aluno Raphael Dias na edição e diagramação final do livro. Ambos também ficaram responsáveis pela elaboração e revisão do texto, sob coordenação da professora.

“Essa foi uma experiência única e muito especial para mim. Sou muito grata pela confiança, pelo incentivo e por tudo que tenho aprendido desde então”, agradece Juliana. A aluna acredita que este projeto pode abrir portas para difundir conhecimento de forma leve e didática na área da Medicina, além de aprender que o trabalho em equipe e a confiança são fundamentais para qualquer projeto.

Para Raphael e diversos estudantes da área da saúde, é difícil encontrar material de estudo que saiba explicar conceitos complexos de forma clara. “Quando fui convidado para esse projeto, me senti honrado em poder ser parte de uma solução para meus colegas e futuros médicos”, comentou. Além disso, acrescenta que foi um grande desafio passar na pele o que autores enfrentam durante a revisão e diagramação de seus livros.

“Acredito que o futuro da ciência depende da melhor comunicação com nossos pares”

Confira os trabalhos nas redes sociais
@medpencil ( por Juliana Lacerda)
Busca demonstrar como a arte pode ser usada como ferramenta de aprendizado e memorização de conceitos complexos, através de desenhos e esquemas.

@illustramed (por Raphael Dias)
Traz dicas e insights para o desenvolvimento de figuras científicas para os estudantes e pesquisadores que desejam ter autonomia na produção de suas próprias ilustrações em artigos, congressos e outros eventos científicos.