Boletim atualiza casos de covid-19 cruzando internações e índice de vulnerabilidade

Produzido pelo Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte, material analisa dinâmica socioespacial intraurbana de casos de SRAG.

17 de julho de 2020 - , , ,

A equipe do Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH) da Faculdade de Medicina da UFMG publicou ontem, 16 de julho, nova edição do InfoCOVID-OSUBH. A quarta da série de análises atualiza as informações do avanço da covid-19 no município de Belo Horizonte. Dados são baseadas nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) indefinidas ou confirmadas para covid-19.

Para compreender melhor as diferenças espaciais da pandemia na cidade, utilizando a informação dos casos internados e georreferenciados por local de residência, os pesquisadores trabalharam os diferenciais intra-urbanos a partir do Índice de Vulnerabilidade da Saúde.

Este índice foi construído pela Secretaria Municipal de Saúde de BH em 2012 para os setores da cidade a partir de informações censitárias de 2010, com construtos relacionados ao contexto urbano (saneamento e moradia) e indicadores sociais.

A partir de indicadores e cálculos estatísticos, os setores censitários são categorizados em baixo, médio, elevado e muito elevado risco de adoecer e morrer na cidade.

Confira a íntegra do InfoCOVID n.4 – OSUBH

Distribuição de óbitos em BH. Gráfico: InfoCOVID n.4 – OSUBH.

No caso das regiões com maior internações, as diferenças nas condições de habitabilidade e risco social entre as áreas de baixo e naquelas de elevado e muito elevado risco “são muito marcantes e podem explicar as taxas e risco mais elevado nesta população mais desprovida de acesso a bens e serviços”, aponta o texto.

No caso das áreas de médio risco as diferenças são menos evidentes ou inexistentes.

Os autores já haviam evidenciado que a distribuição de casos das regiões Leste, Noroeste, Centro-Sul e Oeste, bem como os em Venda Nova, se concentram em vizinhanças de importantes vilas e favelas do município. Confira as edições anteriores no site especial com publicações da Faculdade de Medicina.

Média móvel de internações por SRAG confirmadas para covid e não especificadas. Gráfico: InfoCOVID n.4 – OSUBH.

InfoCOVID

O InfoCOVID-OSUBH analisa a dinâmica socioespacial intraurbana da doença, informando ações direcionadas ao manejo dos casos e contenção da epidemia. “Para o informe, consideramos apenas os moradores de Belo Horizonte internados nesses hospitais. Analisamos dados de casos suspeitos e confirmados de covid-19, excluindo os casos de SRAG confirmados por outros agentes etiológicos”, explicou no lançamento a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG e membro da equipe do OSUBH responsável pelo informativo, Aline Dayrell Ferreira Sales.

“Assim que o OSUBH recebe a base de dados, realizamos a conferência e consistência via georreferenciamento dos casos, identificando os bairros de residência das pessoas internadas”, detalhou Aline Dayrell. Em seguida, a equipe do observatório, composta por epidemiologistas, estatísticos e geógrafos, realiza análises descritivas, gerando mapas com a distribuição espaço-temporal dos casos.

Leia mais sobre as ações da Faculdade de Medicina durante a pandemia no site: medicina.ufmg.br/coronavirus