Segunda edição de boletim atualiza situação da pandemia em BH

Produzido pelo Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte, material analisa dinâmica socioespacial intraurbana de casos de SRAG.


18 de junho de 2020 - , ,


Clique para ampliar. Fonte: OSUBH.

A equipe do Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH) da Faculdade de Medicina da UFMG publicou hoje, 18 de junho, nova edição do InfoCOVID-OSUBH. A edição atualiza as informações do avanço da covid-19 no município de Belo Horizonte.

A segunda edição observa a “maior frequência de casos de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos limites intermunicipais, destacando para um potencial risco advindo de cidades vizinhas”.

Outro destaque é “uma possível associação do maior número de casos na área central em locais contendo sobreposição das principais malhas viárias do município e, consequentemente, maior fluxo de pessoas”.

Confira a segunda edição

InfoCOVID

InfoCOVID-OSUBH analisa a dinâmica socioespacial intraurbana da doença, informando ações direcionadas ao manejo dos casos e contenção da epidemia. “Para o informe, consideramos apenas os moradores de Belo Horizonte internados nesses hospitais. Analisamos dados de casos suspeitos e confirmados de covid-19, excluindo os casos de SRAG confirmados por outros agentes etiológicos”, explicou no lançamento a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG e membro da equipe do OSUBH responsável pelo informativo, Aline Dayrell Ferreira Sales.

“Assim que o OSUBH recebe a base de dados, realizamos a conferência e consistência via georreferenciamento dos casos, identificando os bairros de residência das pessoas internadas”, detalhou Aline Dayrell. Em seguida, a equipe do observatório, composta por epidemiologistas, estatísticos e geógrafos, realiza análises descritivas, gerando mapas com a distribuição espaço-temporal dos casos.


Leia mais sobre as ações da Faculdade de Medicina durante a pandemia no site: medicina.ufmg.br/coronavirus

Leia também: