Cememor expõe trabalho sobre pandemia de covid-19 e isolamento social

03 de maio de 2022 - , ,

Imagem: Divulgação/PANDEMIA PANDEMÔNIO fragmentos do não-tempo/Soraia Vasconcelos.

O Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) realiza a exposição “PANDEMIA PANDEMÔNIO fragmentos do não-tempo”, de autoria de Soraia Vasconcelos. O ensaio estará disponível no Corredor da Memória, andar térreo da Faculdade, até o dia 31 de maio.

O trabalho foi produzido em dezembro de 2020, durante período com medidas de isolamento social decorrentes do enfrentamento da pandemia de covid-19. No texto de abertura, a autora explica que o isolamento a fez olhar para os objetos da casa de maneira diferente. “ Essa incursão pelo universo da cultura material era uma tentativa de materializar e expressar sentimentos intensos e confusos que todos experimentamos, em alguma medida, nesses últimos tempos. Por isso, quem sabe, esse álbum possa ser também um registro para a história”, informa o texto.

A produção das imagens foi feita com celular e computador pessoal.

A exposição é aberta para visitas individuais das 8h às 17h.

Autora

Soraia Vasconcelos Botelho é graduada em Museologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018) e em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985). Soraia já atuou como  como produtora, repórter, professora de telejornalismo na PUC-Minas e  editora-chefe na TV Globo Minas.

Cememor

A fim de manter viva a história da Faculdade de Medicina da UFMG, o Cememor foi criado em 1977 e abriga um vasto acervo de livros, documentos, quadros, esculturas e outras peças fundamentais para a preservação da história da medicina e da saúde.

O Centro é aberto ao público e faz parte da Rede de Museus UFMG.